Estudantes podem solicitar ou renovar passe livre do transporte público para novo ano letivo

Benefício é concedido também a idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

estudantes podem solicitar ou renovar passe livre do transporte publico para novo ano letivo
Ascom Prefeitura/ Janderson Kavano

Os estudantes de Lucas do Rio Verde já podem solicitar o cartão do projeto Passe Livre ou realizar a renovação para o novo ano letivo, por meio da concessionária do transporte público do Município, Viação Lucas. Ambos os serviços ficam à disposição da população durante todo o ano, sem prazo para realização.

Além dos estudantes regulares da rede municipal, estadual e privada, podem acessar o benefício alunos das oficinas culturais, estudantes universitários e de cursos profissionalizantes, atletas das escolinhas esportivas, participantes de projetos sociais, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência (PcD) e acompanhantes.

Conforme o último balanço da concessionária, realizado em dezembro, o projeto de Passe Livre da gestão já contabilizava 775 estudantes atendidos. A iniciativa entrou em vigor em julho do ano passado.

Para novos cadastros, os documentos necessários são: RG ou Certidão de Nascimento, declaração escolar emitida em 2023, taxa única de emissão do cartão de R$ 10.

[Continua depois da Publicidade]

Para realizar a renovação cadastral não é preciso pagar nenhuma taxa, apenas levar o cartão já emitido junto aos documentos.

A renovação do cartão de Passe Livre pelos estudantes já cadastrados é necessária a cada ano letivo, com o atestado de matrícula atualizado do ano vigente.

Como funciona o programa

Com o programa municipal, os estudantes têm isenção de 100% no valor da passagem, atendendo uma solicitação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (Comjuve).

Para ter acesso ao benefício, os interessados devem solicitar o Cartão Gratuidade na concessionária do transporte coletivo mediante a apresentação de documentos, conforme o Decreto nº 5.993/2022.

 

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.