Inscrições no Fies, Sisu e no ProUni poderão iniciar ainda em janeiro

O objetivo é alinhar os calendários dos processos seletivos com o calendário das instituições de ensino das redes privadas e públicas

Fonte: CenárioMT

CadÚnico
Divulgação

Há cerca de um mês para as inscrições da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos já podem ficar de olho no calendário oficial. É que o edital poderá ser antecipado pelo Ministério da Educação (MEC) ainda em janeiro. A data prevista para as inscrições é de 16 a 24 de fevereiro.

Além do Sisu, terão à disposição também o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). O objetivo é alinhar os calendários dos processos seletivos com o calendário das instituições de ensino das redes privadas e públicas.

Para todos esses programas, os candidatos usarão as notas que alcançaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. A única diferença será para o ProUni e para o Fies: o ProUni também aceita as notas que foram obtidas ainda em 2021, já o Fies aceita os candidatos que fizeram o Enem a partir de 2010.

No caso do Sisu, que uma modalidade de cotas, os candidatos precisam comprovar renda bruta per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Com a apresentação do CadÚnico, o candidato fica livre de entregar uma série de documentos, como a declaração de Composição Familiar, identificação de todos os membros da família, carteira de trabalho dos candidatos maiores de idade, e os comprovantes de renda bruta.

[Continua depois da Publicidade]

Ainda, quem não puder apresentar o CadÚnico não perderá a vaga na instituição, apenas realizará a matrícula da forma tradicional. Mas, a partir de 2024, apenas o CadÚnico será aceito como documentação comprobatória.

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.