Mortes por doenças cardiovasculares dobram em Mato Grosso em cinco anos

Fonte: CENÁRIOMT

Mortes por doenças cardiovasculares dobram em Mato Grosso em cinco anos
Mortes por doenças cardiovasculares dobram em Mato Grosso em cinco anos FOTO: PIXABAY

Os dados do Portal de Transparência do Registro Civil revelam um alarmante aumento de 124,41% nas mortes por doenças cardiovasculares em Mato Grosso ao longo de cinco anos. Em 2019, foram registrados 2.204 óbitos por infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras doenças cardíacas inespecíficas. Esse número mais que dobrou em 2023, com 4.496 mortes, e nos três primeiros meses deste ano, já foram contabilizados 1.010 óbitos.

No mesmo período, antes da pandemia da covid-19, Mato Grosso observou um aumento expressivo nas mortes por AVC, infarto e outras doenças cardiovasculares. Em 2019, foram registradas 813 mortes por AVC, 765 por infarto e 626 por outras doenças cardiovasculares.

No entanto, em 2023, esses números saltaram para 1.514 por AVC, 1.567 por infarto e 1.865 por outras doenças cardiovasculares. Apenas em Cuiabá, foram contabilizados 1.613 óbitos no mesmo ano.

Estudos indicam um aumento nos casos de infarto em pacientes com menos de 45 anos, ao mesmo tempo em que o número de pacientes obesos, diabéticos, estressados e sedentários tem dobrado, sendo esses apenas alguns dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares.

[Continua depois da Publicidade]
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).