Receita de Torta da nonna: um doce italiano super fácil

Fonte: Da Redação

Torta da nonna
Torta da nonna

A culinária italiana é famosa por suas massas, pizzas e pratos salgados, mas os doces também são uma atração à parte. Um exemplo é a torta da nonna, um bolo tradicional da Toscana que é feito com creme de ricota, massa quebrada e pinhões.

O nome da torta já é um indicativo de sua origem: “nonna” significa “vó” em italiano. Essa sobremesa é frequentemente associada às memórias de infância, quando as crianças eram mimadas com bolos feitos pelas avós.

A torta da nonna tem duas versões principais. Na primeira, os pinhões são misturados ao creme de ricota. Na segunda, os pinhões são polvilhados por cima da torta, depois de assada.

Ingredientes

Para 6 pessoas

[Continua depois da Publicidade]
  • Farinha de trigo (para a massa) 300 g
  • Baking Powder Royal (para a massa) 6 g
  • Manteiga (para a massa) 200 g
  • Açúcar (para a massa) 120 g
  • Ovos (para a massa) 2
  • Raspas de limão (para a massa) 1
  • Sal (pizca) (para a massa)
  • Leite (para o creme)
  • Maicena (três colheres de sopa para o creme)
  • gema de ovo (para o creme) 2
  • Açúcar (para o creme) 75 g
  • Extrato de baunilha (para o creme) (uma colher de chá)
  • Casca de limão (para o creme) 2
  • Pinhões (para decorar) 30 g
  • Açúcar glaceado (ao gosto para decorar)

Como fazer torta da nona

Dificuldade: Fácil

  • Tempo total – 1 h 10 m
  • Elaboração – 30 m
  • Cozimento – 40 m

Começamos por preparar o creme de pastelaria e, para isso, despejamos o leite numa panela. Adicione o extrato de baunilha e aqueça em fogo médio e levamos a ferver. Uma vez que esteja a ferver, afastamo-la do fogo e deixamo-la descansar cerca de 10 minutos.

Para o próximo passo, colocamos as gemas em uma tigela, adicionamos o açúcar e o amido de milho e misturamos com algumas varas. Depois, adicionamos o leite pouco a pouco à mistura de gemas, açúcar e amido de milho. A maneira de fazer isso é adicionando uma pequena quantidade de leite no início e mexendo continuamente para evitar a formação de grumos.

Quando a mistura se torna mais líquida, adicionamos o resto do leite e mexemos bem. Levamos-a de volta ao fogo e cozinhamos a mistura em fogo baixo até que comece a engrossar. Depois transferimos-o para um recipiente limpo, cobrimos com filme transparente e deixamos arrefecer completamente. Este filme será colocado tocando no creme porque, desta forma, enquanto esfria, evitaremos que uma camada seca se forme na superfície.

Para fazer a massa, colocamos a farinha, a manteiga cortada, o açúcar, os ovos e o fermento em pó Royal em um processador de alimentos montado com as lâminas ou em uma tigela, se não, até obter uma massa. Passamos a mistura para uma tigela grande e começamos a amassar com as mãos até que, pouco a pouco, ela se unia. Se ficar seco, podemos adicionar um pouco de água fria (não mais do que uma colher de sopa) até que possamos formar uma bola com a massa.

Passamos a massa para uma superfície de trabalho e amassamos até que os ingredientes estejam completamente integrados. Cobrimos a massa com filme transparente e deixamos repousar na geladeira por cerca de 30 minutos. Uma vez passado o tempo de repouso, tiramos a massa do frigorífico e dividimo-la em duas partes. Claro, uma metade tem de ser um pouco maior do que a outra. Com o maior, faremos a base do bolo.

Esticamos a massa entre dois pedaços de papel de forno até que possamos cobrir a superfície de um molde de bolo encaracolado destacável de cerca de 25 cm.Engraxamos a panela com manteiga e polvilhamos toda a superfície com farinha. Nós o viramos para remover o excesso de farinha. Depois, enrolamos a massa no rolo e desenrolamos em cima do molde. Com os dedos damos a forma à massa adaptando-a ao molde.

Enchemos a base com o creme de pastelaria. Esticamos a outra metade da massa e cobrimos o bolo com ela. Cortamos o excesso de massa e fechamos as bordas com os dedos, dobrando-as para dentro. Finalmente, cozinhamos no forno a 170 ° Centígrados durante 40 minutos. Desmoldamos e deixamos esfriar completamente em cima de uma grade. Finalmente, polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Torta da nonna

A torta da nonna é um doce que vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. É uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como festas de aniversário, casamentos ou reuniões familiares.

Se você quer experimentar um doce italiano que lembra a casa da vovó, a torta da nonna é uma ótima escolha. É um bolo delicioso e com um toque de nostalgia.

[Continua depois da Publicidade]

Aproveite a oportunidade e confira este post: Receita italiana: Uma delícia de macarrão! 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.