Elefanta Lady, de 52 anos, morre por eutanásia no santuário da Chapada dos Guimarães

Fonte: CENÁRIOMT

Elefanta Lady, de 52 anos, morre por eutanásia no santuário da Chapada dos Guimarães
Elefanta Lady, de 52 anos, morre por eutanásia no santuário da Chapada dos Guimarães Foto: SEB/Divulgação

A elefanta Lady, de 52 anos, foi submetida à eutanásia na noite desta quarta-feira (15) no Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado a 65 km de Cuiabá. A instituição anunciou a decisão na manhã desta quinta-feira (16), informando que a medida foi necessária após Lady se deitar e não demonstrar mais interesse em se levantar.

O Santuário de Elefantes Brasil, que atualmente abriga apenas elefantes fêmeas da espécie asiática, agora é lar das elefantas Maia, Rana, Mara, Bambi e Guillermina, todas resgatadas de situações de maus-tratos após anos de exploração em circos e zoológicos.

Lady, que vivia no santuário há quatro anos, tinha uma rotina de receber analgésicos três vezes ao dia devido a uma grave doença chamada osteomielite – uma infecção no osso que causa dores intensas e não tem cura. Ela foi resgatada de um zoológico na Paraíba, onde estava desde sua apreensão em um circo em 2013.

Segundo o santuário, Lady teve uma pequena recuperação há seis meses com o uso de um remédio homeopático após uma crise de inflamação, mas a melhora foi temporária. A decisão de eutanásia foi tomada para aliviar seu sofrimento, considerando sua condição de saúde e a qualidade de vida.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).