Os preços do boi gordo continuam em declínio, conforme indicam os últimos dados. De acordo com especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), essa tendência de queda é atribuída, em parte, às escalas de abate prolongadas em muitos frigoríficos. Além disso, a proximidade de dias mais frios tem gerado a expectativa de um aumento na oferta de lotes remanescentes de animais criados a pasto.
No acumulado da primeira quinzena deste mês, até o dia 14, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 registrou uma queda de 1,02%, encerrando em R$ 227 na terça-feira, 14. Enquanto isso, no mercado atacadista da Grande São Paulo, a carcaça casada bovina apresentou uma desvalorização de 0,8% durante o mesmo período, alcançando o valor de R$ 16,23 por quilograma no dia 14.
Esses números refletem um cenário de ajustes nos preços, influenciados tanto pela oferta quanto pela demanda, e destacam a importância de acompanhar de perto as variações do mercado para os agentes envolvidos na cadeia produtiva da pecuária bovina.