Aprenda a fazer curau de milho: uma sobremesa tradicional e deliciosa

Descubra como preparar o curau de milho, uma das sobremesas mais populares da culinária brasileira, e saiba como tornar essa receita ainda mais saborosa

Fonte: Lucas Rosendo

como fazer curau de milho
Foto: Canva

O curau de milho é uma sobremesa típica do Brasil, feita com milho verde e leite condensado. É uma delícia que agrada a todos os paladares e pode ser consumida tanto quente quanto fria. Se você quer aprender a preparar essa receita, siga os passos abaixo:

Ingredientes:

  • 4 espigas de milho verde
  • 1 lata de leite condensado
  • 500 ml de leite integral
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Canela em pó a gosto

Como fazer curau de milho:

  1. Comece retirando os grãos das espigas de milho.
  2. Para isso, corte a ponta da espiga e apoie-a em pé sobre uma tábua de corte.
  3. Com uma faca afiada, vá cortando os grãos na vertical, de cima para baixo, até retirar todos eles.
  4. Em seguida, coloque os grãos de milho no liquidificador e adicione o leite.
  5. Bata até obter uma mistura homogênea.
  6. Passe a mistura por uma peneira, pressionando bem com uma colher para extrair todo o líquido. Descarte o bagaço que sobrar na peneira.
  7. Coloque a mistura em uma panela e adicione o leite condensado e a manteiga.
  8. Leve ao fogo baixo e mexa sempre, até que comece a engrossar.
  9. Quando o curau começar a borbulhar, continue mexendo por mais alguns minutos, até que fique na consistência desejada.
  10. Desligue o fogo e distribua o curau em tigelas individuais.
  11. Salpique canela em pó por cima e sirva quente ou frio.

Dica: Se quiser deixar o seu curau ainda mais gostoso, acrescente uma pitada de sal e algumas gotas de essência de baunilha. Você também pode servir com queijo ralado por cima, como é feito em algumas regiões do Brasil.

Agora que você já sabe como fazer o curau de milho, experimente essa sobremesa deliciosa e tradicional da culinária brasileira. Aproveite para variar a receita, experimentando diferentes ingredientes e adicionando seu toque pessoal. Compartilhe essa receita com seus amigos e familiares e faça sucesso na cozinha!

[-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE-]

Se você quiser fazer mais de uma receita, você pode fazer uma receita de churros caseiro que é uma delícia e combina perfeitamente!

Curtiu nosso conteúdo?

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.