Ações na área de segurança pública são debatidas em reunião pública

Encontro foi realizado na noite desta segunda-feira (24) e contou com presença populares

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 04 24 at 19.50.39
Foto: Ascom/Josi Pegoraro

A segurança pública e as ações empreendidas neste segmento em Lucas do Rio Verde foram tema de uma reunião pública na noite desta segunda-feira (24) na Câmara de Vereadores. A reunião foi proposta pelo poder legislativo por meio da Procuradoria da Mulher.

De acordo com a presidente, Sandra Barzotto, a reunião foi um pedido de setores da comunidade. Ela entende que o diálogo muito importante, pois permite o surgimento de soluções para problemas que afetam a coletividade. “Além disso, é importante as pessoas saberem o que está realmente sendo feito, das ações”, pontuou. “Acho que a Câmara está dando uma resposta ao cidadão”.

Líder do Executivo na Câmara, Wlad Mesquita entende que reuniões como a realizada nesta segunda-feira servem para aproximar o poder público da comunidade. O vereador observou que nos últimos meses várias indicações foram transformadas em ações. O legislativo elaborou, inclusive, projeto que se tornou uma ferramenta importante para combater a violência nas escolas. “Nós temos o dever de encontrar soluções para melhorar a vida das pessoas. O botão do pânico é uma das ações apresentadas pelo Poder Legislativo para auxiliar o poder executivo a levar a segurança pública”, destacou Wlad.

WhatsApp Image 2023 04 24 at 19.49.42
Foto: Ascom/Josi Pegoraro

Importante iniciativa

O advogado Neto Barreto, membro da diretoria da OAB de Lucas do Rio Verde, observou que segurança pública é um tema de interesse coletivo e que reflete no cotidiano das pessoas. Por isso, iniciativas como a da Câmara são importantes para o esclarecimento das ações que vem sendo empreendidas. “E a Ordem dos Advogados do Brasil, como não poderia deixar de ser, em sua função social, vem a integrar essa discussão, procurar contribuir nos debates, nos temas que foram levados a efeito, para levar também a sociedade ao pensamento, a preocupação e eventuais é soluções que possam ser apresentadas”, disse.

[Continua depois da Publicidade]

O poder público foi representado por membros da Secretaria de Segurança, Governo e Educação. Foi o momento de detalhar o que vem sendo feito para deixar a comunidade mais tranquila em relação aos acontecimentos dos últimos dias, principalmente. No início do mês, áudios e postagens na internet ameaçaram a segurança nas escolas. Mas a ação das forças de segurança culminaram na apreensão de jovens que compartilharam o conteúdo.

“Fizemos todo um planejamento assim que nós soubemos daqueles boatos, da situação toda, empregando todo o nosso efetivo em prol de nossas escolas. Nós fizemos um plano de ação emergencial em que colocamos à disposição uma viatura para cada escola. Ou seja, todas as escolas no nosso município foram assistidas pela Guarda Civil”, informou o comandante da GCM, tenente Jota Lima.

Investimentos

De acordo com o Secretário de Segurança, coronel Cunha, o município tem feito várias ações no sentido de fortalecer o setor. Segundo ele, o poder público buscou apoiar todas as forças de segurança. “Investimento realizado com a base do Corpo de Bombeiros, com o quartel da Polícia Militar, através da jornada delegada para as forças de segurança. A Guarda Civil Municipal nos próximos dias estará armada, vitória muito grande sendo a primeira Guarda Civil do estado armada. O trabalho vem sendo feito de maneira integrada com toda a sociedade e as forças de segurança”, assinalou Cunha, lembrando ainda que em breve a Cavalaria da PM se tornará realidade, reforçando ainda mais o policiamento ostensivo.

WhatsApp Image 2023 04 24 at 19.49.10
Foto: Ascom/Josi Pegoraro

“Estamos muito tranquilos em esclarecer os nossos trabalhos, até porque no decorrer dos anos, graças ao trabalho de todas as forças, no caso a Polícia Militar, dos nossos policiais estão 24 horas nas ruas, conseguimos baixar significativamente todos os índices de criminalidade. Em relação a 2016, comparando com 2022, nós tivemos um decréscimo de 50% nos furtos, quase 70% nos roubos e homicídios. E a cidade, é importante ressaltar que ela, nesse período, aumentou aí na faixa de 25% a 30%”, informou o comandante do 13º BPM, tenente coronel Paulo Secchi.

Fake news

O oficial observa que nos últimos dias o que trouxe mais preocupação à comunidade foi a propagação de informações de violência escolar. “Tivemos as últimas semanas conturbada, muitas fake news e isso acabou trazendo, vamos dizer, uma tensão entre as famílias, o que é normal, também sou pai. Os policiais são pais e todos nós clamamos também por segurança de nossos filhos”, comentou.

O comandante da Polícia Militar citou o trabalho junto das forças de segurança com a realização de rondas escolares e a identificação de pessoas que compartilharam ou geraram conteúdos pela internet. A situação de tensão foi motivada por situações reais em escolas de São Paulo e Santa Catarina, mas o trabalho de segurança alcançou todas as escolas públicas e particulares, inclusive as unidades na zona rural de Lucas do Rio Verde.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.