Em Tocantins, ministro Carlos Fávaro reforça que o Governo Federal está trabalhando para o desenvolvimento da agropecuária no estado

Fávaro participou da 24ª edição da Agrotins, maior feira de tecnologia agropecuária da região

Fonte: MAPA

Em Tocantins, ministro Carlos Fávaro reforça que o Governo Federal está trabalhando para o desenvolvimento da agropecuária no estado
Em Tocantins, ministro Carlos Fávaro reforça que o Governo Federal está trabalhando para o desenvolvimento da agropecuária no estado

Nesta sexta-feira (17), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, visitou a 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que ocorre em Palmas (TO). Na ocasião, destacou a importância da agroindústria do estado para a economia brasileira e reforçou o compromisso do Governo Federal em desenvolver cada vez mais o setor no estado.

“A agroindústria aqui, em Tocantins, está se fortalecendo na produção de etanol de milho, de biodiesel. Isso está colaborando, também, com a transformação da cadeia das carnes. Gera oportunidades. Estamos aqui para fazer e promover, por determinação do presidente Lula, o crescimento econômico da agropecuária aqui na feira”, afirmou Fávaro.

Considerada a maior feira de tecnologia agropecuária da região norte do país, a Agrotins neste ano tem como tema central a “Bioeconomia”, para a produção agro tecnológica sustentável no campo.

A feira tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio. Além disso, o evento visa apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias para o setor produtivo.

O governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou o impacto do agro para gerar oportunidades para a população e a relevância do trabalho conjunto entre Governo Federal e Estadual. “Saber que o nosso estado está gerando emprego e oportunidade e está produzindo o crescimento econômico do Brasil. É essa a política que nós queremos promover aqui. É hora de trabalharmos todos juntos”, disse Wanderlei.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O Mapa tem sido parceiro em diversas ações nossas, especialmente na defesa do estado. O Tocantins tem algumas peculiaridades diferentes, nós temos aqui uma janela de plantio de semente de soja que nem um outro lugar no país tem. O Ministério da Agricultura tem sido firme na defesa dessa continuidade da janela para gente produzir sementes de soja para o Tocantins e para o Brasil inteiro”, disse o secretário de Agricultura do Estado, Jayme Café.

Ainda, foi destacado pelo secretário a importância da abertura de novos mercados e a oportunidade de as indústrias tocantinenses colocarem a carne no comércio internacional. “A abertura recente para o México é muito importante para fomentar e melhorar o preço do bezerro do nosso criador, que ocupa maior área de produção no nosso estado”, completou.

Na feira, o ministro Fávaro participou do lançamento do programa Mais Genética, que consiste na distribuição de doses de sêmen para a realização de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) em propriedades de pequenos e médios produtores. A iniciativa é executada pelo governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Banco Mundial.

“Este é o momento de investir, de capitalizar, de calcariar e de fosfatar as suas pastagens. Os bancos estão aí, o plano safra vai ser maior porque tenho certeza de que os preços vão se recuperar. Não é bola de cristal, é uma questão lógica”, ressaltou Fávaro.

Também estiveram presentes na comitiva de visita a feira o superintendente de Agricultura e Pecuária do estado do Tocantins, Elso Polizer; a senadora, professora Dorinha; o deputado federal, Vicentinho Júnior; o vice-presidente de Agronegócio e Agricultura Familiar do Banco do Brasil, Luis Gustavo Lage; e o superintendente nacional do Agronegócio da Caixa, Rodrigo Tavares.

A FEIRA

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.

Apresenta aos produtores e visitantes as novas tecnologias avançadas para aumentar a produtividade da agricultura e pecuária no campo. A feira iniciou na última terça-feira (14) e encerra no próximo sábado (18), no Parque de Exposição Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha.

São 400 mil metros quadrados de espaço, sendo mais de 200 mil para exposição, além de unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, comercialização de veículos leves, pesados, de produtos regionais e comercialização de animais. Nesta edição, participam cerca de 950 expositores.

Informações à imprensa

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.