Com 97,16%, Lucas do Rio Verde tem o maior índice de pessoas alfabetizadas em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Prefeitura de Lucas do Rio Verde suspende atendimento ao público em função do Corpus Christi
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados do Censo Demográfico 2022, revelando que 5,81% da população de Mato Grosso, com 15 anos ou mais, não sabe ler e escrever uma carta simples.

A taxa de alfabetização no estado é de 94,19%, superior à média nacional de 93%. Apesar desse índice, 212,4 mil pessoas em Mato Grosso ainda são analfabetas.

Municípios com Melhores e Piores Índices de Alfabetização

De acordo com o levantamento, Lucas do Rio Verde lidera o ranking de alfabetização no estado com 97,16%, seguido por Primavera do Leste com 96,81% e Cuiabá com 96,73%. Em contraste, os municípios com os índices mais baixos são Nova Nazaré (82,43%), Nova Brasilândia (79,79%) e Porto Estrela (77,76%).

Com base na população total, Lucas do Rio Verde tem aproximadamente 81,3 mil pessoas alfabetizadas, Primavera do Leste conta com 82,4 mil, e Cuiabá possui 629,6 mil pessoas capazes de ler e escrever.

Comparação Nacional

No cenário nacional, Mato Grosso ocupa a décima posição em termos de taxa de alfabetização. As maiores taxas foram registradas em Santa Catarina (97,33%), Distrito Federal (97,23%) e Rio Grande do Sul (96,89%).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Estes dados destacam a necessidade contínua de esforços para melhorar a alfabetização em regiões menos favorecidas, mesmo em estados com índices relativamente altos como Mato Grosso.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).