Receita de pastel assado: uma opção mais saudável

O pastel pode ser frito ou assado, se você quer algo mais saudável, esta é a sua receita!

Fonte: Lucas Rosendo

Receita de pastel assado
Receita de pastel assado - Foto: Canva

A receita de pastel assado é muito popular no Brasil, que pode ser encontrado em feiras, lanchonetes e padarias. O pastel é feito com uma massa fina e crocante, que envolve um recheio variado, como carne, queijo, frango, pizza, palmito, etc. O pastel é geralmente frito em óleo quente, o que confere a ele uma textura sequinha e saborosa.

No entanto, se você quer uma opção mais saudável e prática do que o pastel frito, você pode optar pelo pastel assado. O pastel assado é feito com uma massa diferente, que leva ingredientes como manteiga, creme de leite, fermento e sal. Essa massa é mais macia e fofa do que a massa de pastel frito, e pode ser recheada com os mesmos ingredientes ou com outros de sua preferência.

Receita de pastel assado
Receita de pastel assado – Foto: Canva

A receita de pastel assado é assado no forno, o que evita o uso de óleo e reduz as calorias e a gordura do salgado. Além disso, o pastel assado é mais fácil de fazer, pois não precisa de fritadeira nem de cuidados especiais na hora de fritar. Você pode fazer o pastel assado em casa, para servir como lanche, entrada ou refeição.

Se você quer aprender a fazer essa receita de pastel assado, confira o passo a passo que preparamos para você. Você vai ver como é simples e rápido preparar esse salgado delicioso. Aproveite para fazer o pastel assado para a sua família, para os seus amigos ou para vender. Vamos lá?

[Continua depois da Publicidade]

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
  • 1 colher de chá de fermento químico (4 g)
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal (7 g)
  • 3 colheres de sopa rasas de manteiga ou margarina (60 g)
  • 1/2 lata de creme de leite (150 g)
  • 1 gema para pincelar
  • recheio a gosto

Modo de preparo

Receita de pastel assado
Receita de pastel assado – Foto: Canva
  1. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o sal.
  2. Em seguida, acrescente a manteiga ou margarina e o creme de leite.
  3. Mexa bem com uma colher e depois sove a massa com as mãos até ficar homogênea e desgrudar das mãos.
  4. Se a massa ficar muito seca, adicione um pouco mais de creme de leite. Se ficar muito mole, adicione um pouco mais de farinha.
  5. Deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos, para ficar mais firme e menos elástica.
  6. Depois, em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo, deixando-a com uma espessura de cerca de 0,5 cm.
  7. Corte a massa em círculos com um cortador ou com a boca de um copo. Você pode fazer os pastéis do tamanho que quiser, mas o ideal é que tenham entre 10 e 15 cm de diâmetro.
  8. No centro de cada círculo de massa, coloque o recheio de sua preferência, sem exagerar na quantidade, para não vazar.
  9. Você pode usar carne moída, frango desfiado, queijo e presunto, palmito, pizza, etc.
  10. Feche o pastel, unindo as bordas da massa e apertando-as com um garfo, para selar bem.
  11. Coloque os pastéis em uma assadeira untada com manteiga ou óleo, deixando um espaço entre eles.
  12. Pincele os pastéis com a gema batida, para que fiquem dourados e brilhantes depois de assados.
  13. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 a 25 minutos, ou até que estejam assados e crocantes.
  14. Retire do forno e sirva em seguida, ou deixe esfriar e guarde na geladeira por até 3 dias, em um recipiente fechado.

Dicas

Receita de pastel assado
Receita de pastel assado – Foto: Canva
  • Você pode usar massa pronta de pastel de forno, se quiser economizar tempo e trabalho. Nesse caso, siga as instruções da embalagem para abrir e cortar a massa.
  • Você pode variar o recheio do pastel assado, usando ingredientes doces, como banana com canela, chocolate, doce de leite, etc. Nesse caso, você pode reduzir ou eliminar o sal da massa, e polvilhar açúcar e canela sobre os pastéis antes de assar.
  • Você pode congelar os pastéis assados, depois de frios, em sacos plásticos, por até 3 meses. Para descongelar, leve ao forno ou ao micro-ondas, até que fiquem quentes e crocantes.
Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.