Lucas do Rio Verde terá campanha de vacinação contra sarampo

Trabalhadores da saúde serão vacinados na primeira etapa; na sequência, crianças menores de 5 anos

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

lucas do rio verde tera campanha de vacinacao contra sarampo
Ascom Prefeitura/Patricia Pires

Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias) e trabalhadores da saúde devem ser imunizados contra o sarampo. A campanha nacional já começou e será realizada até o início de junho.

Em Lucas do Rio Verde, a primeira etapa, a partir de 11 de abril, será para atualização da situação vacinal dos trabalhadores da saúde contra o sarampo. Para isso, esses profissionais devem ir até um PSF e apresentar documento oficial com foto, carteira vacinal e comprovante de trabalho. O atendimento das unidades para essa vacinação será de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

A partir de maio, a campanha será para o público infantil. Em Lucas do Rio Verde, a meta é vacinar todas 5.640 crianças de seis meses a menores de cinco anos, sendo que para esse público todos receberão uma dose da vacina. Em Mato Grosso, a expectativa é imunizar 255.420 crianças e, no Brasil, cerca de 13 milhões.

A vacinação também ocorrerá em todos os PSFs, com exceção do PSF VII PRIMAVERAS. É preciso apresentar documento e carteira vacinal da criança.

[Continua depois da Publicidade]

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, transmissível e extremamente contagiosa, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.