Espaço Vidas registrou mais de 3 mil atendimentos psicológicos a servidores neste ano

Nutricionista foi incluído nos serviços de apoio aos profissionais do Município

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

espaco vidas registrou mais de 3 mil atendimentos psicologicos a servidores neste ano
Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Com a missão de promover bem-estar físico e mental aos servidores, o Espaço Vidas registrou 3.338 atendimentos psicológicos de janeiro a dezembro deste ano. De responsabilidade da Secretaria de Governo e Administração de Lucas do Rio Verde, por meio do Departamento de Gestão de Pessoas, também são parte dos atendimentos da unidade serviços administrativos, serviço social, nutricionista, médico do trabalho e ações de coordenação, que somaram 14.024 atendimentos realizados.

Na Gestão Municipal, o trabalho de Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores (Vidas) é desenvolvido em diferentes abordagens, como a aprendizagem ativa, datas consideradas memoráveis, aprendizagem organizacional, monitoramento e avaliação da saúde dos servidores que buscam o apoio.

Uma melhoria incluída este ano aos serviços do Espaço foi o atendimento com nutricionista, que iniciou em outubro. Foram realizadas 67 consultas da especialidade, em alguns casos feitas em paralelo com o atendimento psicológico.

Para incentivar as práticas de bem-estar, uma das ações realizadas durante todo o ano foi a criação de campanhas mensais temáticas para tornar o ambiente de atendimento mais acolhedor, como o mês do agradecimento, da amizade e o Dia do Servidor. Nessas ocasiões, a equipe realizou a entrega de lembranças e homenagens aos profissionais do Município.

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“As pessoas interagiram, elas chegam e se surpreendem quando veem o ambiente decorado e diferente do habitual, gostam muito, elogiam. É um local dedicado ao servidor, que precisa ser um local que ele se sinta bem”, disse a coordenadora da unidade, Simonia Anhaia de Mello, sobre o impacto positivo das campanhas.

No relatório deste ano, foram feitos, ao todo, 267 atendimentos de serviço social, 4.062 consultas com médico do trabalho e 988 atendimentos de coordenação, que incluem solicitação de processos de auxílio-doença, auxílio-funeral, seguro de vida e visitas domiciliares, por exemplo.

Além dos atendimentos, o saldo de protocolos registrados ao longo dos meses foi de 14.226. Os protocolos incluem o recebimento de documentos, como atestados médicos de afastamento do trabalho, atestados de acompanhante, declarações de comparecimento e certidões.

Em todos esses casos, o Vidas realiza acompanhamento com o servidor, seja por afastamento de suas atividades de trabalho, luto ou doenças na família, além de outras orientações a respeito da vida funcional do servidor.

“Nos atendimentos de psicologia, alguns até não querem ter alta porque gostam muito. Estamos tratando do sofrimento do servidor, que, com a ajuda da psicóloga, conseguem apoio e melhor controle sobre suas questões. No serviço de medicina do trabalho também somos muito atenciosos para verificar se o servidor está em boas condições de retornar ao trabalho ou se ainda precisa se recuperar”, explicou Simonia.

 

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