Perigo no jardim: 7 plantas tóxicas para cães

Fonte: CENÁRIOMT

Dentro de casa: 7 plantas tóxicas para cães
Dentro de casa: 7 plantas tóxicas para cães FOTO:PIXABAY

Você sabia que existe algumas plantas tóxicas para cães? O jardim será caracterizado pela exposição de diferentes plantas que trarão beleza ao parque, mas esta qualidade será obsoleta para os nossos animais de estimação.

É que seu cão pode ficar intoxicado ao morder qualquer um dos espécimes tóxicos que detalharemos abaixo.

Leia também: Os animais de estimação mais recomendados contra stress e depressão

Consequentemente, será vital que você coloque obstáculos para que o cão não os alcance facilmente.

[Continua depois da Publicidade]

Quais são as plantas tóxicas para cães?

Os mestres da jardinagem afirmam que a poinsétia é uma das plantas mais bonitas que encontraremos no jardim. No entanto, historicamente tem sido uma flor tóxica que prejudica o animal de estimação através de um líquido liberado por suas folhas. Embora não causem a morte do cão, causarão vômitos, principalmente em filhotes.

Continuando com a lista de plantas tóxicas para o nosso cão, a oleandro é uma das mais temidas. As folhas e flores dos oleandros são realmente tóxicas e podem causar, além do vômito, a desaceleração do pulso do cão e até a morte.

Enquanto, por outro lado, as azáleas são exemplares normalmente de altas montanhas e de climas frios do norte, mas se adaptaram bem aos invernos mediterrâneos e é por isso que não é incomum vê-las em terraços e jardins como ornamentais. Mas algumas folhas dessas plantas podem causar vômitos e diarreia, e uma ingestão maior pode ser fatal.

Por outro lado, um jardim com lírios ameaçará a saúde do animal de estimação. Os clássicos lírios ou margens molhadas, caracterizados por uma folha branca ou vermelha que envolve um órgão sexual amarelo e em forma de caneta, podem causar irritação do esôfago, bem como vômitos e diarreia mais ou menos graves.

Da mesma forma, a dieffenbachia contém folhas que produzem irritação na boca e na glote, causando dificuldade em engolir.

Uma das plantas nativas da África que se estabeleceram ao longo dos séculos na América é a kalanchoe, caracterizada por causar vômitos e arritmias cardíacas. Enquanto, finalmente, um jardim com narcisos será uma ameaça para o nosso cão, pois contém um poderoso alcalóide chamado licorina que causa diarréia, vômito, dor e até arritmias.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.