Nódulos de tireoide: quando e por que operar

Fonte: CENÁRIOMT

Nódulos de tireoide: quando e por que operar
Nódulos de tireoide: quando e por que operar FOTO:PIXABAY

A maioria dos nódulos da tireoide são benignos, mas se o seu médico de família detectar um nódulo suspeito no pescoço ou você mesmo o descobrir, deve ir ao endocrinologista para realizar os exames pertinentes e descartar que não seja maligno.

Nódulos de tireóide são muito comuns. De fato, sabe-se que se os exames de ultrassonografia fossem realizados nessa área, mais de 65% da população descobriria um. Felizmente, a maioria é benigna e apenas 4-6% dos casos são câncer de tireoide.

O QUE É UM NÓDULO DE TIREOIDE?

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço e sua função é secretar hormônios que ajudam a regular o metabolismo. Um nódulo na tireoide pode ser causado por um acúmulo de líquido (nódulo cístico) ou por um crescimento de tecido anormal dessa glândula (nódulo sólido) , que acaba formando um “caroço”.

“A principal razão pela qual os nódulos da tireoide são tão comuns é que eles são muito fáceis de detectar”.

[Continua depois da Publicidade]

Poucos órgãos são tão superficiais e de fácil acesso quanto a tireoide e, portanto, permitem que qualquer anomalia seja encontrada a tempo, estudada e tratada. Se pudéssemos fazer o mesmo em outras partes do corpo, diz Liñán, muitos tumores possivelmente seriam detectados a tempo.

“Você não deve se assustar com o fato de ter um nódulo porque não precisa implicar em malignidade, mas tem que dar nome e sobrenome, por isso requer exames e acompanhamento posterior ” , diz o endocrinologista.

QUEM ESTÁ EM MAIOR RISCO DE NÓDULOS DA TIREOIDE?

Não se sabe exatamente o que causa os nódulos, mas sabe-se que é mais comum:

  • Nas mulheres.
  • Em regiões com deficiência de iodo. Se a glândula não recebeu iodo suficiente, ela tem que “trabalhar” mais do que o necessário e isso estimula a proliferação das células e, portanto, o possível aparecimento de nódulos.
  • Em pessoas ou pacientes que receberam radiação na cabeça e pescoço.
  • Há também pessoas que, devido à sua predisposição genética, são mais propensas à formação de nódulos na tireoide ou em outras partes do corpo.

Essas seriam questões objetivas amplamente contrastadas, mas a Dra. Liñán garante que, embora não haja pesquisas que comprovem isso, devido à sua experiência médica, ela pode garantir que esse tipo de problema é mais comum em pessoas que passaram por períodos de estresse intenso ou ansiedade (morte de um ente querido, perda de emprego…). Portanto, o estresse pode ser considerado um fator de risco.

OS NÓDULOS DA TIREOIDE SÃO PERCEPTÍVEIS AO PALPAR O PESCOÇO?

Os nódulos geralmente não causam nenhum sintoma. Por esta razão, é mais comum que o seu médico de família detecte-os em um exame de rotina do pescoço, por exemplo, se você sofreu de resfriado, gripe ou infecção na garganta. Eles também podem ser descobertos por acaso com um ultrassom da área que você realiza por algum outro motivo.

Às vezes, se forem muito superficiais (e não precisam ser muito grandes) , você mesmo pode senti-los ao apalpar seu pescoço ou pode até “vê-los” ao se olhar no espelho, como se tivesse uma pequena mármore dentro de seu pescoço. Quando isso acontece é fácil pensar que é um linfonodo inchado, mas o conselho é que, no caso de algum “caroço” estranho, é aconselhável ir ao médico para esclarecer qualquer dúvida. E embora geralmente não dêem sintomas, às vezes, se forem muito grandes, podem causar dificuldade para engolir ou respirar, ou desconforto no ouvido ou na mandíbula.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).