Qual é o problema de consumir bebida gelada?

Fonte: CENÁRIOMT

Qual é o problema de consumir bebida gelada?
Qual é o problema de consumir bebida gelada? FOTO:PIXABAY

Tomar uma bebida gelada sentado tranquilamente no verão pode ser um dos grandes prazeres das férias. Do ponto de vista psicológico, ninguém duvida. Ajuda-o a descontrair e a refrescar-se .

Todos os especialistas em saúde concordam com a necessidade de se hidratar e principalmente nos dias de verão, quando experimentamos as ondas de calor mais recorrentes . 

Leia também: Estas seis bebidas saudáveis ​​ajudam você a começar o dia com mais energia

No que já não há tanta unanimidade é se importa ou não que a bebida esteja muito gelada . A sensação de resfriamento pode ser maior, mas também pode causar problemas.

[Continua depois da Publicidade]

OS PROBLEMAS DE CONSUMIR BEBIDA GELADA

Para esclarecer o problema, vamos focar apenas na bebida mais saudável e natural que existe: a água . Não há dúvida de que é a melhor opção possível para nos hidratarmos. E se estiver muito frio?

Beber uma bebida muito gelada força o corpo a trabalhar mais para compensar a mudança repentina de temperatura.

“ O melhor é beber água fresca ou morna , mas não muito fria ”, salienta o Dr. Antonio Ruiz de Azúa, médico de família . E essas dicas são úteis tanto para dias muito quentes quanto para quando ficamos muito quentes após exercícios intensos .

Os contrastes de temperatura no corpo, quando muito abruptos, podem ter consequências. “ Como o esôfago (o tubo por onde a água desce) fica próximo ao nervo vago, pode haver uma reação vagal ”, explica.

  • Afeta a frequência cardíaca . A reação vagal é que há uma queda repentina na pressão arterial. “ E pode afetar o coração causando bradicardia, ou seja, diminuição da frequência cardíaca ”, acrescenta o médico. Em alguns casos, isso também pode reduzir o fornecimento de oxigênio às células .
  • Forçamos o corpo a trabalhar mais para compensar a diferença de temperatura. Em casos específicos, a água pode causar o efeito contrário ao pretendido. Em seu esforço para regular a temperatura , o corpo perde água , então podemos ficar desidratados e acabar sentindo mais sede.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).