O que comer se o hipotireoidismo fizer você ganhar peso

Fonte: CENÁRIOMT

O que comer se o hipotireoidismo fizer você ganhar peso
O que comer se o hipotireoidismo fizer você ganhar peso FOTO:PIXABAY

Como lidar com o hipotireoidismo? A glândula tireóide, localizada no pescoço , tem um ritmo de trabalho e quando está mais lento ou mais rápido que o normal, causa problemas.

 Existem muitos sinais que podem fazer você suspeitar que você tem um problema de tireóide e as alterações de peso (tanto para somar quanto para subtrair) são um deles.

Especificamente, no hipotireoidismo o que acontece é que essa glândula não produz tiroxina suficiente, hormônio que estimula o metabolismo basal. Então, quando diminui, diminui o metabolismo (o próprio corpo consome menos calorias), o que leva a uma tendência de ganho de peso ou dificuldade em perdê-lo.

Assim, uma das formas de controlar o peso quando surge um distúrbio da tireoide é brincar com a comida a seu favor: a alimentação pode te ajudar a regular o funcionamento dessa glândula. Se a glândula funcionar melhor, seu metabolismo deixará de ser lento e ajudará você a não ganhar peso com tanta facilidade.

[Continua depois da Publicidade]

Se você tem ou não problemas de tireoide, não consuma mais calorias do que queima e a atividade física são os dois principais pilares para evitar a adição de quilos extras.

O QUE COMER SE VOCÊ TEM HIPOTIREOIDISMO?

Os hormônios da tireoide, como a tiroxina, são os únicos componentes do corpo que contêm iodo . Nosso corpo não consegue sintetizar esse mineral, por isso é essencial obtê-lo através da alimentação .

Uma das causas mais comuns de hipotireoidismo é a deficiência de iodo . Portanto, para evitar esta alteração deve-se seguir uma dieta variada e equilibrada que inclua alimentos ricos em iodo.

E caso você já tenha esse problema, além de uma dieta rica em iodo, provavelmente terá que seguir um tratamento “substituto”, que será prescrito pelo seu médico. As medidas dietéticas podem fazer muito para aliviar os sintomas derivados deste problema, mas nunca devem substituir as recomendações médicas que o especialista considera necessárias.

Com os alimentos, você deve levar em conta o seguinte:

  • O sal, que é iodado . Para garantir que você atenda às suas necessidades diárias de iodo, substitua a quantidade que você usa de sal comum por sal iodado. Mas não exceda a quantidade: uma colher de chá de café por dia é suficiente (cerca de 3 gramas).

Incorpore algas em seus menus habituais

  • Não se esqueça dos frutos do mar . Peixes, mariscos e algas são as fontes mais ricas de iodo. O peixe também fornece proteínas, vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega 3. Para ter uma ingestão adequada de iodo, coma uma porção de peixe ou marisco pelo menos quatro vezes por semana . Mas certifique-se de que é marinho (100 gramas representam entre 150 e 300 microgramas de iodo). Quanto às algas , também são muito ricas em iodo. No entanto, você deve tomá-los com moderação.
  • Aumenta verde e laranja . Alguns vegetais, como espinafre e agrião, concentram o iodo presente no solo em que foram cultivados. Cenouras ou abóbora fornecem vitamina A , cuja deficiência pode exacerbar os efeitos da deficiência de iodo.

ALIMENTOS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

Não se trata de proibir nada, mas caso você tenha problemas de tireóide, é melhor limitar o consumo de determinados produtos.

Alguns alimentos como vegetais da família das crucíferas ( repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, brócolis, nabo , couve, rabanete , mostarda … ) não é bem absorvido . Assim, mesmo que você se esforce para tomar algo rico em iodo, esses produtos impediriam que seu corpo o aproveitasse bem .

Não abuse e leve-os sempre cozidos, pois com o cozimento essas substâncias desaparecem.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).