Aprenda como fazer arroz japonês perfeito

Descubra os segredos para cozinhar o arroz japonês como um verdadeiro chef oriental!

Fonte: Lucas Rosendo

Como fazer arroz japonês
Foto: Canva

No artigo a seguir, você encontrará um guia completo para preparar o arroz japonês perfeito em sua própria cozinha. Apreciado por sua textura macia e sabor delicado, o arroz japonês é a base de diversas iguarias da culinária nipônica, como sushi e sashimi. Siga nossas instruções e surpreenda-se com o resultado!

Ingredientes do arroz japonês:

  • 2 xícaras de arroz japonês (arroz tipo japonês curto ou médio)
  • 2 ½ xícaras de água
  • 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

  1. Lave bem o arroz em água fria até que a água fique clara. Isso ajuda a remover o excesso de amido e garante um arroz mais soltinho.
  2. Coloque o arroz em uma panela e adicione a água. Deixe o arroz de molho na água por pelo menos 30 minutos antes de cozinhar.
  3. Após o tempo de molho, leve a panela ao fogo alto e deixe a água ferver. Em seguida, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe o arroz com a tampa semiaberta por cerca de 15 minutos, ou até que toda a água tenha sido absorvida.
  4. Enquanto o arroz cozinha, em uma tigela pequena, misture o vinagre de arroz, o açúcar e o sal até que se dissolvam completamente. Reserve.
  5. Após o tempo de cozimento, retire a panela do fogo e deixe o arroz descansar por mais 10 minutos com a tampa fechada. Isso ajuda a dar uma textura mais uniforme aos grãos.
  6. Transfira o arroz cozido para uma tigela grande e adicione a mistura de vinagre preparada anteriormente. Com a ajuda de uma espátula de madeira ou uma colher de arroz, misture o vinagre delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima, para evitar que o arroz se quebre.
  7. Após a mistura, deixe o arroz descansar por mais alguns minutos antes de servir. Isso permitirá que os sabores se integrem.

Agora você está pronto para desfrutar do arroz japonês perfeito. Utilize-o como base para sushis, sashimis, temakis ou como acompanhamento para pratos japoneses. Surpreenda-se com a textura macia e o sabor autêntico que você mesmo preparou!

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.