O Procon Estadual registrou 3.577 atendimentos em março. No sistema ProConsumidor foram 1.406 registros e na plataforma online Consumidor.gov.br foram 2.171 reclamações em Mato Grosso.
A categoria “Serviços Financeiros” apresenta maior quantidade de reclamações, com total de 1.538 registros (559 no ProConsumidor e 979 no Consumidor.gov.br). O assunto mais reclamado dentro dessa área é “Cartão de Crédito/Cartão de Débito/Cartão de Loja”, com 456 reclamações (136 no ProConsumidor e 320 no Consumidor.gov.br).
Em segundo lugar está “Demais Serviços” – categoria que engloba prestação de serviços diversos, como de assessoria jurídica e financeira, serviços de internet, entrega, estética, suporte, reparo e manutenção, TV por Assinatura, entre outros – com 408 registros: 177 no ProConsumidor e 231 no Consumidor.gov.br. A área “Água, Energia, Gás”, com 401 atendimentos, ocupa o terceiro lugar do ranking, com 287 atendimentos no ProConsumidor e 114 no Consumidor.gov.br.
Na quarta posição, a área “Telecomunicações” registrou 371 reclamações, sendo 121 no ProConsumidor e 250 no Consumidor.gov.br. Em quinto lugar está a área “Demais Produtos” – esta categoria engloba produtos como vestuário e artigos de uso pessoal, utilidades domésticas, veículos, cosméticos e perfumaria, equipamentos de esporte e lazer, entre outros – com 196 registros: 107 no ProConsumidor e 89 no Consumidor.gov.br.
Confira, no gráfico abaixo, o total por área nos dois sistemas:
ÁREA
PROCONSUMIDOR
CONSUMIDOR.GOV.BR
TOTAL
Serviços Financeiros
559
979
1.538
Demais Serviços
177
231
408
Água, Energia e Gás
287
114
401
Telecomunicações
121
250
371
Demais Produtos
107
89
196
Transportes
21
192
213
Produtos de Telefonia e Informática
37
108
145
Turismo/Viagens
23
81
104
Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos
35
59
94
Educação
46
40
86
Saúde
42
17
59
Habitação
12
7
19
Alimentos
8
4
12
TOTAL
1.406
2.171
3.577
Acesse o relatório completo do sistema ProConsumidor e os gráficos da plataforma Consumidor.gov.br .