Novo contrato de gestão ofertará mais de 730 serviços para os luverdenses no Hospital São Lucas

Contrato será válido pelos próximos 24 meses, podendo ser prorrogado por outros 36 meses

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

novo contrato de gestao ofertara mais de 730 servicos para os luverdenses no hospital sao lucas
Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

O prefeito Miguel Vaz assinou o maior contrato de gestão já firmado entre o Município e a Fundação Luverdense de Saúde, mantenedora do Hospital São Lucas. A partir desta terça-feira (18), a unidade hospitalar, passará a ofertar 738 procedimentos, são mais de 200 novos procedimentos que foram incluídos nesta nova contratação, com destaque aos exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, ambos podendo ser realizados com ou sem sedação. O contrato é no valor de R$ 84 milhões com vigência de 24 meses, podendo ser prorrogado por outros 36 meses.

O prefeito Miguel Vaz ressalta a importância da inclusão de novos serviços para atender com eficiência e dignidade os pacientes. “É um marco para nossa história, esse novo contrato está cheio de mudanças necessárias para oferecer ainda mais qualidade de vida para a população luverdense. O hospital é um prestador de serviços para o Município e, à medida que crescemos, houve aumento nas demandas de especialidades. Todo mundo quer um atendimento de alta qualidade, humanizado e é isso que buscamos”, destaca o gestor.

Nesse formato, o Contrato de Gestão propõe 15 metas qualitativas, que devem ser atendidas pelo Hospital São Lucas, a fim de assegurar o melhor atendimento aos luverdenses. Entre elas estão: serviço de atendimento humanizado ao parto e pós-parto imediato, serviço de urgência e emergência com avaliação especializada e menor tempo de espera, incentivo à assistência integral ao paciente de saúde mental e incentivo ao serviço de psiquiatria hospitalar, incentivo à manutenção dos serviços de nefrologia e de urologia, indicadores hospitalares e incentivo à educação continuada.

A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explica sobre a inclusão de serviços nunca antes ofertados localmente ao cidadão luverdense,. “A concretização desse novo formato do Contrato de Gestão vem após muito estudo, empenho por parte da equipe e, especialmente, identificação das demandas da população. Com a vinda de mais profissionais especialistas, está sendo possível estabelecer serviços e procedimentos que até então, era necessário deslocar o paciente para outros municípios, após longo tempo de espera na regulação estadual, então é algo bastante inovador e que trará maior resolutividade aos atendimentos a nossa população”, afirma a médica.

[Continua depois da Publicidade]

Com a inclusão dos novos procedimentos, o atual contrato pagará à prestadora de serviços até R$ 3,5 milhões mensais, mediante avaliação criteriosa de produção e validação dos serviços ofertados mensalmente. Esse valor representa a execução de serviços e avaliação das metas qualitativas. Para que o repasse seja realizado, serão utilizados recursos municipais.

O pagamento se dará de maneira pré-fixada, sendo o repasse de 80% do valor da competência realizado no primeiro dia útil, nos três primeiros meses. Os próximos pagamento dos meses subsequentes dependerão da execução e atendimentos das metas para o recebimento total do valor previsto no contrato.

Entre os procedimentos previstos estão: cirurgias de pele, neurológicas, do aparelho digestivo, das vias biliares e parede abdominal, do intestino e canal anal, do sistema osteomuscular, da cintura pélvica e escapular, dos membros superiores e inferiores, cirurgias ginecológicas e obstétricas, de pâncreas, baço, fígado, caixa torácica, rim, ureter e bexiga, cirurgias reparadoras, tratamento em odontologia para pacientes especiais e bucomalixofacial, além das internações clínicas e exames de diagnóstico, como Raios-X, Ultrassonografias, Endoscopias, Colonoscopias, Tomografias e Ressonâncias.

Para os serviços eletivos, aqueles que são agendados e programados, o fluxo de atendimento tem origem na Atenção Básica, ou seja, o paciente deve procurar o PSF mais próximo de sua residência e passar por avaliação médica. Havendo necessidade, será encaminhado pela Central de Regulação ao profissional especialista, conforme disponibilidade de vagas do serviço.

Já os atendimentos de urgência e emergência chegam, durante o dia ao PAM, por meio do Corpo de Bombeiros, Rota do Oeste, demanda espontânea ou encaminhados pelas unidades básicas de saúde. Já no horário da meia noite às 6h da manhã, o atendimento destes casos é feito diretamente no Hospital São Lucas.

Confira abaixo os novos procedimentos previstos no instrumento contratual e os serviços que serão mantidos.

• Plantão presencial de 24h de médico Pediatra no serviço de Urgência e Emergência.

• Plantão de 12h de médico Psiquiatra no serviço de Urgência e Emergência e internação clínica.

• Exames de Triagem Neonatal – teste do coraçãozinho,  olhinho, linguinha e orelhinha.

• Neurocirurgia: Atendimentos de urgência, emergência e procedimentos agendados. Inclusão de três novos profissionais neurocirurgiões com atendimento 24 horas no Hospital São Lucas.

• Ortopedia pediátrica: Serviço incluído recentemente, continuará atendendo procedimentos agendados pela Central de Regulação.

[Continua depois da Publicidade]

• Cirurgia bariátrica: Serviço exclusivo aos munícipes de Lucas do Rio Verde. Procedimento de alta complexidade.

• Odontologia para pacientes com necessidades especiais: O mesmo serviço de odontologia da Atenção Primária, já é ofertado em Lucas do Rio Verde para munícipes com necessidades especiais. Atendimento exclusivo de serviços eletivos.

• Cirurgia vascular: Acréscimo de oito novos procedimentos, além da manutenção da cirurgia de varizes, já ofertado previamente.

• Cirurgia plástica reparadora: Para casos de pacientes com traumas, acidentes, lesões, queimaduras, em situações de extrema gravidade.

• Coloproctologia: São 22 novos procedimentos cirúrgicos de intestino e canal anal, antes não ofertados pelo SUS na região Teles Pires.

• Ortopedia, Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia: Manutenção do serviço, que já é de excelência.

• Cirurgia Buco-Maxilo-Facial: Serão 29 tipos de procedimentos ofertados no município pela rede pública de Saúde. As cirurgias serão realizadas em pacientes com situações de traumas e lesões.

• Nefrologia: Tratamento de hemodiálise para pacientes internados.

• Urologia: Inclusão de procedimentos minimamente invasivos, como cirurgia a laser de cálculos renais, facilitando a rápida recuperação do paciente e conta com um novo especialista no atendimento.

• Ginecologia e Obstetrícia: Manutenção do serviço, com destaque ao plantão presencial durante as 24h/dia.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.