Lombadas eletrônicas começam a ser instaladas em pontos de Lucas do Rio Verde

Autuações não serão feitas inicialmente para que a população passe por um período educativo e se adapte às novas sinalizações

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

lombadas eletronicas comecam a ser instaladas em pontos de lucas do rio verde
Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio

Com o objetivo de tornar o trânsito de Lucas do Rio Verde cada vez mais seguro, a Secretaria de Segurança e Trânsito iniciou, nesta semana, a implantação de lombadas eletrônicas pela cidade, como uma forma de alertar os motoristas sobre a velocidade praticada e a ideal para cada via.

Serão instaladas, ao todo, 22 lombadas eletrônicas, em diferentes pontos da cidade: Avenida Universitária; sentido rotatória do Paço Municipal; Avenida Brasil; e na Rodovia MT-449, próximo à entrada do Bairro Tessele Junior. O investimento é de R$ 683.760,00.

De acordo com o secretário da pasta, Paulo Nunes, a implantação dos redutores de velocidade deve-se ao fato de que a velocidade praticada pelos motoristas nestas vias está muito acima do permitido.

“Acreditamos que essa é a melhor forma de reduzir o número de acidentes nessas vias. Os redutores que estamos colocando têm um display luminoso indicando a velocidade permitida, fazendo com que o motorista tenha conhecimento da velocidade praticada e, assim, se adeque”, disse Paulo.

O engenheiro de trânsito da secretaria, Igor Ataídes, explica que o estudo realizado para a implantação dos redutores apontou essas localidades, com pistas de maior extensão, com práticas excessivas de velocidade, com registros de até 120 km/h.

[Continua depois da Publicidade]

“Nas vias onde os veículos estavam atingindo essa velocidade foi definido, como maior prioridade no momento, para instalar o primeiro conjunto das lombadas”, completou o especialista.

A intenção das lombadas eletrônicas, conforme a secretaria, é, justamente, fazer uma redução pontual da velocidade em trechos que podem ser vistos como de maior risco, como é o caso da Avenida Universitária. O objetivo é aumentar a segurança, tanto para os condutores dos veículos, mas também para os pedestres.

As autuações não serão feitas inicialmente para que a população passe por um período educativo e se adapte às novas sinalizações de trânsito.

Travessias elevadas

A Secretaria de Segurança e Trânsito também trabalha na instalação de travessias elevadas em locais de intensa circulação de pedestres com foco para a redução da velocidade dos veículos nos trechos. Nesta semana, as obras das faixas de pedestres elevadas estão sendo realizadas na Avenida Tiradentes e nas ruas José de Alencar e João Goulart, no Parque das Américas.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.