“É importante vacinar para que doenças comuns não retornem”, reforça coordenadora de Vigilância em Saúde

Claudia Engelmann alerta pais ou responsáveis para aproveitarem o Dia D de vacinação para colocar em dia a caderneta de vacinação

Fonte: CenárioMT

polio caso na africa indica necessidade de maior cobertura vacinal scaled
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Crianças e adolescentes deverão ser vacinadas neste sábado (19) em Lucas do Rio Verde. A Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia D de vacinação. Vacinas de rotina serão aplicadas para a atualização da caderneta de vacinação.

O município decidiu abrir sete postos de saúde para atender a comunidade. A vacinação ocorrerá entre 7 e 13 horas nos PSFs III Menino Deus, V Pioneiro, VII Primaveras, VIII Bandeirantes, X Cerrado, XV Jaime Seiti Fujii e XVII Vida Nova.

“A família tem que verificar se a criança ou adolescente está com vacina em atraso e não conseguiu ir ao posto no meio de semana. Então, essas unidades estarão abertas neste horário alternativo”, orienta a coordenadora de Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.

Documentos para vacinação

Os pais ou responsáveis devem levar consigo documento oficial com foto e carteira de vacinação da criança ou adolescente.

[Continua depois da Publicidade]

A coordenadora ressalta a importância de manter em dia o esquema vacinal. “Para evitar o retorno de doenças que antes eram comuns, como sarampo, caxumba, rubéola, meningite”, citou.

Restrições

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, crianças de 5 a 11 anos que tomaram a vacina contra a Covid-19 nos últimos 15 dias não podem receber outras vacinas.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.