ICMBio prioriza análise de projeto para intervenção no Portão do Inferno em Chapada dos Guimarães

Fonte: CENÁRIOMT

parque da chapada dos veadeiros passa a receber visitantes noturnos scaled 1
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo gerenciamento do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, anunciou nesta terça-feira (19) que dará “alta prioridade” à análise do projeto de intervenção na região do Portão do Inferno. A medida surge em resposta aos recentes incidentes em que montes de terra deslizaram do paredão sobre a pista da MT-251, a principal rodovia de acesso ao Município turístico.

Nos últimos dias, motoristas têm registrado em vídeos a preocupante situação dos deslizamentos, gerando apreensão quanto à segurança na estrada que leva a Chapada dos Guimarães.

O ICMBio informou que aguarda a entrega do documento pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) contendo as adequações de urgência no paredão. Essas modificações são consideradas cruciais para prevenir novos deslizamentos e garantir a segurança na região do Portão do Inferno.

Diante do perigo iminente, a Sinfra agiu na semana passada, publicando uma portaria que proíbe o tráfego de veículos de carga com peso superior a 3,5 toneladas no trecho da Salgadeira até Chapada dos Guimarães. A medida visa evitar agravamento dos riscos na área afetada.

[Continua depois da Publicidade]

Um estudo concluído no início de novembro identificou dez locais com riscos de acidente geotécnico ao longo da rodovia, entre os km 42 e 48, todos situados dentro da área do Parque Nacional. Três desses pontos foram classificados como os mais críticos.

A realização de reparos no paredão depende da aprovação do ICMBio, que agora destaca a “alta prioridade” na análise do projeto de intervenção. A comunidade e os frequentadores da região aguardam ansiosamente por soluções que garantam a segurança viária e a preservação do meio ambiente na emblemática Chapada dos Guimarães.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).