Fotografia de jovem indígena de Mato Grosso em momento único vence 1º Concurso do Museu do Futebol

Fonte: CENÁRIOMT

Fotografia de jovem indígena em momento único vence 1º Concurso do Museu do Futebol
Fotografia de jovem indígena em momento único vence 1º Concurso do Museu do Futebol Foto: José Medeiros

A imagem de um jovem indígena, Payawo Ikpeng, realizando uma acrobacia conhecida como ‘bicicleta’ no futebol, conquistou o primeiro lugar no 1º Concurso de Fotografia do Museu do Futebol, realizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo. O fotógrafo responsável pelo registro é José Medeiros, natural de Mato Grosso, que documenta a região há mais de 30 anos.

A foto foi capturada na Aldeia Moygu, em Feliz Natal, localizada a 518 km de Cuiabá, quando Payawo tinha 12 anos. Atualmente, aos 23 anos, o jovem expressou sua felicidade diante do reconhecimento alcançado pela imagem.

O fotógrafo José Medeiros destacou a singularidade do momento e a imersão necessária para capturar imagens autênticas. “Nesse dia eu tinha descido para tomar um banho e as crianças estavam brincando no rio. Quando você está imerso em algo assim, a sua câmera se torna invisível. Você faz parte da história também. Essa foto é única. A notícia do prêmio foi uma alegria imensa. O prêmio é todo dedicado à floresta”, compartilhou.

José Medeiros, que também atua como fotojornalista, ressaltou a importância de projetos que permitam ao fotógrafo se integrar à realidade capturada. Ele destacou que esse tipo de abordagem faz com que o profissional “faça parte daquela realidade”.

[Continua depois da Publicidade]

O concurso, com o tema “Brincar de Futebol”, recebeu um total de 222 fotografias inscritas, retratando diversas representações do esporte em diferentes estados do Brasil. A vitória de José Medeiros evidencia não apenas a destreza técnica, mas também a capacidade de transmitir momentos autênticos e impactantes por meio da fotografia.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).