Barra do Garças reinaugura o primeiro discoporto do mundo em setembro

A Prefeitura visa resgatar o ousado projeto de Valdon Varjão, viabilizando o pouso de discos voadores e oferecendo mais acessibilidade aos turistas, ufólogos e extraterrestres

Fonte: CENÁRIOMT

16 68

Conhecido internacionalmente como o primeiro espaço do mundo destinado a receber OVNIs e consagrado como um dos maiores símbolos do misticismo barra-garcense, o Discoporto da cidade está passando por uma importante reforma e será reinaugurado no  dia 15 de setembro. A reinauguração visa resgatar e valorizar a cultura local, fomentando o turismo.

Com mais de 25 anos de existência e fechado há cerca de quatro anos, o Discoporto recebe o investimento superior a 40 mil reais, que está sendo empregado na nova estrutura que contará com iluminação moderna e um projeto de paisagismo moderno e temático. O acesso ao parque também será reestruturado para facilitar o acesso dos turistas ao local.

O projeto, também recebeu apoio da Câmara Municipal de Vereadores, que compreendeu a proposta da Prefeitura. “Os vereadores foram nossos parceiros de primeira hora, porque há muito tempo vemos a necessidade de recuperar esse grande símbolo que o saudoso  Valdon Varjão nos deixou”, comentou o prefeito Dr. Adilson.

Vale ressaltar que o espaço para a construção do aeródromo foi criado pela Lei n° 1840 de setembro de 1995. Mas, os primeiros painéis e a representação de uma aeronave em formato de disco voador foram colocados no local em 1997. Agora, os novos painéis que estão fixados no Discoporto foram projetados pelo artista plástico Genito Santos.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o projeto da Prefeitura Municipal, a reforma faz parte de um plano de reativação do turismo local, um dos principais pilares da economia barra-garcense. “Nosso objetivo é fomentar o turismo e a renda da cidade, atraindo cada vez mais novos turistas para a região”, disse o prefeito.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).