Você sabe os danos que as unhas de acrílico ou gel podem causar?

Fonte: CENÁRIOMT

Você sabe os danos que as unhas de acrílico ou gel podem causar?
Você sabe os danos que as unhas de acrílico ou gel podem causar? FOTO:PIXABAY

Você sabe os danos que as unhas de acrílico ou gel podem causar? Unhas compridas, fortes e cheias de cores e desenhos são o sonho de muitos,  no entanto, os cuidados pessoais vão além de aplicar algumas camadas de esmalte em casa.

Mas como tudo no mundo da beleza, conseguir ficar perfeita tem mais de um caminho e no caso das unhas postiças você sempre tem que decidir entre duas opções: acrílico ou gel? E é que ambos têm muitas vantagens, mas ao mesmo tempo podem ser prejudiciais à saúde da unha, por isso você deve ter muito cuidado tanto na aplicação quanto nos retoques.

Por isso, diz-se que a cada duas semanas você está em sua estética favorita para fazer uma manicure, deve levar em consideração alguns fatores que o ajudarão a evitar uma visita a um especialista em saúde que trata de tudo, desde fungos a infecções graves.

No entanto, sabemos que apesar dos riscos, para muitas pessoas eles têm sido uma salvação, ajudando-os a erradicar maus hábitos como roer as unhas, pois o fato de tê-los arrumados e mais estéticos (além do dinheiro investido) os incentiva manter as mãos afastadas da boca.

[Continua depois da Publicidade]

Quais são os problemas para as unhas?

Entre as principais diferenças entre as duas aplicações estão os materiais utilizados, a forma de utilização e a duração que cada uma possui, pois enquanto as de gel podem ter durabilidade de dois a três meses, as de acrílico podem durar até seis meses, em ambos os casos com seus respectivos retoques a cada três semanas no máximo.

Além da limpeza que é feita e dos materiais e ferramentas que seu estilista usa, você deve saber que em ambos os casos suas unhas estão em contato direto com produtos químicos como monômeros e polímeros que ajudam a moldar a unha postiça. Em muitos casos, com o tempo e se a unha natural não descansar, ela pode ficar significativamente mais fina e, portanto, mais frágil, contrair fungos e infecções como verrugas.

Enquanto outras pessoas podem ser afetadas por ter reações alérgicas que danificam não apenas as unhas, mas também o dedo. Segundo especialistas, essa situação pode ser detectada se a unha perder espessura e brilho, época em que é mais provável que contraiam fungos ou bactérias. Ainda sobre as alergias, sabe-se que as manicures constantes podem tornar as unhas menos resistentes às aplicações de verniz.

Anteriormente, falamos sobre unhas amarelas, um problema que também pode ser repetido pela aplicação constante de unhas de gel ou acrílicas.

Que recomendações seguir?

Sempre que aplicar unhas, sejam elas acrílicas ou de gel, deve verificar se todos os instrumentos com os quais realiza a manicure estão limpos e desinfetados para evitar a transmissão de qualquer infeção ou vírus. Enquanto depois de fazer a manicure deve-se tomar cuidado para não bater nos dedos, pois além do risco de quebrar a unha, pode danificar a matriz, que uma vez ferida não tem mais sua forma natural.

Por outro lado, na aplicação você deve ter muito cuidado e não esperar mais de um mês pelos seus retoques, caso contrário, a parte mais próxima de suas cutículas pode começar a armazenar umidade e desenvolver fungos que exigirão avaliação médica.

Sempre que fizer uma manicure, preste atenção em como suas cutículas são tratadas, pois embora cortá-las tenha se tornado normal, pode ser um erro terrível com o qual sua unha ficará totalmente desprotegida contra infecções e outros vírus.

Use-os apenas em ocasiões especiais, esta é provavelmente uma das recomendações que você mais ouviu, pois ajudarão você a exibir mãos bonitas sem arriscar a saúde de suas unhas. Não se esqueça que a aplicação de extensões falsas coloca uma grande quantidade de produtos químicos em sua unha que não permite que ela “respire”.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!