Exercícios para quem sofre com fibromialgia

Essas dicas e exercícios ajudarão você a energizar o corpo e evitar a fadiga muscular, principalmente se houver dor crônica.

Fonte: CENÁRIOMT

Exercícios para quem sofre com fibromialgia
Exercícios para quem sofre com fibromialgia FOTO:PIXABAY

Existem alguns exercícios para quem sofre com fibromialgia. Estudos têm demonstrado que o exercício é essencial para diminuir os sintomas da fibromialgia. Deve ser uma atividade bem suave, um bom exemplo seria caminhar e se puder ser acompanhado muito melhor. Deve ser iniciado gradualmente, com pouco tempo e pouco esforço. 

À medida que a pessoa vê que a sensação de cansaço está melhorando, o nível de atividade pode ser aumentado. 

Nadar ou se exercitar na água, andar de bicicleta (mesmo que esteja parada) também pode ser outra boa opção. Yoga , tai chi e técnicas de execução como Pilates são outras atividades que o médico recomenda para esse grupo de pacientes.

Ele também nos fala sobre a ozonioterapia como tratamento complementar . “A administração subcutânea de pequenas quantidades de ozônio/oxigênio em áreas dolorosas tem importante efeito analgésico e anti-inflamatório, reduzindo consideravelmente a sensação de dor. Isso permitirá que o exercício seja realizado com menos dor e mais capacidade.”

[Continua depois da Publicidade]

Exercícios que você pode fazer facilmente em casa

Como dissemos, o alongamento é uma das bases do tratamento da fibromialgia. Seria apropriado que um fisioterapeuta não personalizasse uma mesa de exercícios, mas um pequeno exemplo poderia ser:

  • Movimento lateral do pescoço. Tente tocar o ombro do mesmo lado da orelha (segure por 5 segundos). Os ombros devem estar relaxados.
  • Levante ambos os ombros, aproximando-os das orelhas enquanto inspiramos. Segure por 5 segundos e solte expirando o ar.
  • Entrelace os dedos com as palmas das mãos voltadas para fora e estique os braços para a frente (mantenha por 10 segundos).
  • Incline a cabeça para a frente, aproximando o queixo do peito e comece a descer lentamente, com as mãos ao lado do corpo, até que as pontas dos dedos estejam o mais próximo possível do chão. Mantenha as pernas retas. Mantenha a postura por 5 segundos e inicie o movimento inverso. Este exercício deve ser feito muito lentamente em ambas as direções.
  • Cruze os dedos das mãos atrás das costas, expulse o ar dos pulmões e puxe os ombros e as mãos para trás.
  • Ajoelhado no chão e sentado sobre os calcanhares, incline-se para frente com as mãos apoiadas no chão tentando levá-las o mais longe possível (mantenha por 5 segundos).

Todos os exercícios de alongamento podem ser repetidos duas vezes em uma rotina por 10 minutos pela manhã e outros 10 minutos à tarde. Lembre-se de que o alongamento nunca deve ser doloroso. Devemos ‘sentir’, mas não deve causar dor. A dor causaria uma contratura muscular piorando os sintomas.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.