Fundos privados de investimento no agro crescem até 174% em abril

Dados se referem à comparação com o mesmo mês do ano passado. Informações são de boletim produzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária

Fonte: AgênciaGov

Fundos privados de investimento no agro crescem até 174% em abril - Mapa
Fundos privados de investimento no agro crescem até 174% em abril - Mapa

O último Boletim de Finanças Privadas do Agro destaca o desempenho excepcional dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio ( Fiagro ) e das Cédulas de Produto Rural (CPR) no mês de abril, seguido dos Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). O documento foi divulgado nessa quarta-feira (15).

Com taxa de variação no valor do patrimônio/estoque em torno de 174%, 39% e 33%, respectivamente, em relação a idêntico período do ano passado, os Fiagro , CPR e CRA são instrumentos financeiros capazes de demonstrar o dinamismo econômico do setor agropecuário do país.

Fundos privados de investimento no agro crescem até 174% em abril

Fundos privados de investimento no agro crescem até 174% em abrilBoletim do agro

Destaque também para as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), com elevação de 20% nos estoques ante um ano atrás, sendo hoje a principal fonte de recursos livres direcionados à concessão de crédito rural ao agronegócio. Juntos, ambos os títulos, CPR e LCA, são representativos do grande volume de recursos privados direcionados ao financiamento do setor, revelando sua importância no bom desempenho das atividades agropecuárias no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) apresentaram um crescimento de estoque em torno de 7% em abril em comparação ao mesmo período de 2023. A emissão desses certificados é feita de forma exclusiva por cooperativas de produtores rurais e outras pessoas jurídicas relacionadas às atividades de comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos e matérias-primas do setor agropecuário ou de maquinário utilizado nesta área.

O Boletim é produzido pelo Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.