Dieta antes do Natal? Estes são os erros mais comuns

Fonte: CENÁRIOMT

Dieta antes do Natal? Estes são os erros mais comuns
Dieta antes do Natal? Estes são os erros mais comuns FOTO:PIXABAY

Dieta antes do Natal? Dietas e mais dietas . De todos os tipos e condições. Planos nutricionais para todos os gostos aos quais, movidos pela má consciência da farra, nos abandonamos após cada período de férias. E todos os anos, sem sucesso. Mas isso não acontece apenas nas datas posteriores ao verão ou ao natal . Também nos anteriores.

A chamada ‘operação do biquíni’ é um bom exemplo (um nome sem sentido, com sua boa dose de pressão social, claro que só para mulheres). Mas também acontece com o período que antecede o Natal. A de “já que sei que nas festas vou exagerar, vou pelo menos tentar chegar com um pouco menos de peso para compensar” …

Desde o início, como conceito, isso já é um erro. Sabemos muito bem que, se seguirmos uma alimentação saudável ao longo do ano, nada acontece para cometermos algum excesso nas datas indicadas e depois voltarmos aos bons hábitos alimentares . O problema surge quando essas ‘datas significativas’ (Natal, Réveillon e Epifania) na verdade se traduzem em mais de duas semanas comendo coisas pouco saudáveis ​​sem qualquer tipo de controle de forma contínua. E é justamente isso que devemos tentar evitar.

Porém, se você acha que isso não vai ser fácil (sejamos sinceros: não é) e mesmo assim você decidiu prestar muita atenção à sua alimentação nas semanas que antecedem o Natal, pensando naqueles farras por vir, há uma coisa que é essencial descartar: cair na tentação de ‘entregar’ a alguma dieta milagrosa.

[Continua depois da Publicidade]

Fazer isso é difícil porque eles sempre prometem exatamente o que buscamos, ou seja, perder muito peso em pouco tempo. Mas (isso também sabemos muito bem), no final nunca dá certo.

Às vezes, o problema é que essas dietas nem sempre são tão fáceis de reconhecer . Algumas delas são bem óbvias (“passar o dia comendo só alcachofras” e outras bobagens do gênero), mas outras estão por trás de campanhas publicitárias e de marketing tão bem elaboradas que podem ‘pegar’ você sem que você perceba. Estas são algumas pistas a ter em conta para os identificar e, assim que o fizeres… foge!

SE A DIETA ANTES DO NATAL PARECE MUITO FÁCIL, FUJA!

Existe uma regra infalível para detectar uma dieta milagrosa em questão de segundos. “Se o que promete parece bom demais, é muito provável que seja mentira.” Queremos acreditar. 

E precisamente esses são usados ​​por não poucos ‘gurus’ e golpistas. Mas perder quilos rapidamente e sem esforço é praticamente impossível e absolutamente desaconselhável para a saúde. No melhor dos casos, você recuperará o peso tão rapidamente quanto o perdeu, se não mais rápido, devido ao efeito rebote.

‘GUERRA’ EM CERTOS GRUPOS DE ALIMENTOS

Outra pista eficaz para uma dieta milagrosa são aquelas que demonizam um determinado grupo de nutrientes (“gorduras são o diabo”; ou “esqueça totalmente os carboidratos “) e concedem “feitos mágicos” a outro (“feitos mágicos” a proteína é a única maneira de perder peso”…).

O DIA TODO CONTANDO CALORIAS

Também não será uma dieta saudável se obrigar a contar calorias permanentemente e agregar ou subtrair valor aos alimentos apenas por esse parâmetro. E é que há produtos que, sendo praticamente isentos de calorias (no caso dos refrigerantes ‘light’), não têm interesse nutricional, enquanto alimentos como os frutos secos ou o azeite têm um elevado valor calórico e ainda assim são perfeitamente válidos para sua inclusão em uma dieta voltada para a perda de peso.

MÉTODOS BIZARROS SEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA

E se a dieta parecer muito criativa ou original? Dietas baseadas no seu grupo sanguíneo, baseadas na cor dos alimentos… todos os seus alarmes devem disparar também, então preste atenção!

SUBSTITUTOS DE COMIDA DE VERDADE? NÃO, OBRIGADO!

É também muito provável que estejamos perante uma dieta milagrosa quando, quem a promove, baseia o seu método no consumo de ‘preparações’ (sejam batidos, cremes, sumos detox…) muito caro.

SUPLEMENTOS, SOMENTE SE PRESCRITOS POR UM MÉDICO

O mesmo acontece quando essas dietas devem ser ‘complementadas’ com comprimidos, infusões diuréticas… É extremamente importante evitar este tipo de produtos se não forem prescritos por um médico, pois podem aparecer efeitos colaterais indesejados (desidratação, fadiga, taquicardia … .). E é isso, outra das pistas para detectar uma dieta milagrosa é que eles permitem a possibilidade de sermos ‘autoadministrados’ por nós mesmos sem o menor controle sanitário.

MAIS NUTRICIONISTAS, MENOS INFLUENCIADORES SEM TREINAMENTO

O fato de o influenciador de plantão contar como essa ou aquela dieta é maravilhosa também não deve servir de guia. Primeiro, porque é provável que ela seja (muito bem) paga para dizer isso. 

[Continua depois da Publicidade]

E segundo, e mais importante, porque os únicos que deveriam estar autorizados a prescrever esta ou aquela dieta são os profissionais médicos, mais especificamente os dietistas-nutricionistas. É seu conselho que devemos tentar seguir.

 E, quando falamos de Natal e quilos extras, eles sempre fazem a mesma recomendação: continue comendo saudável até chegarem as datas marcadas, sem ficar obcecado com dietas rápidas, aproveite as ótimas refeições de Natal tentando fazer com que aquelas 3 ou 4 refeições não se tornem 15 dias fora de controle e depois volte aos seus hábitos saudáveis. Nem mais nem menos.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).