Curiosidades sobre o ovo que talvez você não saiba

Fonte: CENÁRIOMT

Curiosidades sobre o ovo que talvez você não saiba
Curiosidades sobre o ovo que talvez você não saiba FOTO:PIXABAY

Dietas veganas à parte, a cesta de compras onde falta ovo é rara . Sem dúvida, um dos alimentos mais saudáveis, e também o mais versátil, que podemos encontrar no mercado:

cozido, frito, escalfado, grelhado, como ingrediente estrela dos ‘clássicos populares’ ( das omeletes de batata aos ovos cozidos), mas também receitas culinárias criativas…

Seu sabor, então, não contém mistérios para o nosso paladar. No entanto, existem algumas questões relacionadas com este alimento, tão comum nas nossas ementas, que muitas vezes desconhecemos.

POR QUE ALGUNS OVOS TÊM CASCA CLARA E OUTROS TÊM CASCA ESCURA?

Essa diferença só tem a ver com a raça da galinha. Enquanto os ovos brancos vêm de raças de galinhas com plumagem branca; os marrons vêm de raças marrons ou com plumagem mais escura.

[Continua depois da Publicidade]

EXISTEM DIFERENÇAS NUTRICIONAIS ENTRE OVOS CLAROS E ESCUROS?

A composição nutricional do ovo não depende da cor da casca. Seja qual for a sua cor, os especialistas dificilmente apreciam as diferenças nutricionais entre os dois. 

O QUE VOCÊ DIRIA QUE É O PRINCIPAL NUTRIENTE DO OVO?

O ovo fornece vitaminas (A, B2, B12, D, E) e minerais (fósforo, selênio, ferro, iodo e zinco), embora seu valor nutricional mais importante seja o de ser uma fonte magnífica de proteínas de alto valor biológico .

A qualidade das proteínas do ovo é tão importante que a Organização Mundial da Saúde as utiliza como padrão de referência para determinar a qualidade da proteína de outros alimentos.

POR QUE ELES DEVEM SER MANTIDOS NA GELADEIRA?

AECOSAN ( Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional ) adverte que é importante que os ovos não sofram mudanças bruscas de temperatura. Por esse motivo, os ovos armazenados não estão na área refrigerada, pois o contraste térmico ao sair pode prejudicá-los mais do que o possível benefício de mantê-los refrigerados nos armazéns.

 É claro que, uma vez em casa, você deve mantê-los na geladeira e apenas retirá-los para cozinhá-los e comê-los. Por esse mesmo motivo, não é aconselhável guardar os ovos na porta da geladeira, pois aí sofrerão mais com estas indesejadas mudanças de temperatura, ‘o ideal é colocá-los numa das prateleiras interiores do frigorífico’, como explicam os especialistas da Pazo de Vilane (empresa dedicada à produção de ovos caipiras) nós. .

EXISTE ALGUM CASO EM QUE É ACONSELHÁVEL LAVÁ-LOS?

Não, a menos que sejam comidos/cozidos imediatamente. Nunca devem ser lavados antes de serem guardados na geladeira (contaminação externa, como o ovo tem superfície porosa, pode estragar seu interior).

QUEBRE O OVO DIRETO NA PRÓPRIA PANELA, É ACONSELHÁVEL?

Esta é uma prática comum. No entanto, é aconselhável fazê-lo em um recipiente diferente daquele cozido, por exemplo, em uma tigela ou prato separado. Desta forma evitaremos que caiam no recipiente pedaços da casca que possam contaminar o interior do ovo.

QUANTO TEMPO UM OVO COZIDO SE MANTÉM EM BOAS CONDIÇÕES?

Um ovo cozido pode ser mantido na geladeira por uma semana , desde que seja mantido na casca. E sem casca? Portanto, é aconselhável consumi-lo no mesmo dia e mantê-lo refrigerado até o consumo. Além disso, por segurança alimentar, lembre-se de que não é preciso esperar mais de duas horas para guardar o ovo cozido na geladeira depois de cozido.

COMO SABER SE UM OVO ESTÁ FRESCO? (SEM CASAR COM ELE)

Existe um truque muito simples para verificar isso. Basta encher um copo com água e depositar o ovo dentro , com cuidado. Se cair no fundo, você pode comer o ovo com total tranquilidade, pois é fresco. Se ficar no meio, está perdendo o frescor; se flutuar, não é um ovo fresco. A razão pela qual ele flutua é que, à medida que envelhece, o ar entra em seu interior, porque sua casca se deteriora e suas membranas se desprendem, aumentando a câmara de ar.  

COMO SABER SE UM OVO ESTÁ FRESCO? (UMA VEZ QUE O TENHAMOS QUEBRADO)

Ao rachar, a clara de um ovo fresco deve apresentar duas áreas bem definidas: uma mais densa e outra que a envolve mais fluida, mas sem ser líquida. Tanto a gema quanto a clara devem ficar bem recolhidas, sem derramar.

[Continua depois da Publicidade]

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).