Barriga de cerveja: realidade ou mito?

Fonte: CENÁRIOMT

Barriga de cerveja
Barriga de cerveja FOTO: Cerveja Rota 163

Quem nunca ouviu a expressão barriga de cerveja? O aumento do volume da zona abdominal está associado à ingestão desta bebida.

O consumo exagerado pode sim, ajudar a criar a tal barriga de cerveja, mas a bebida não deve ser totalmente culpada por tal fato. A cerveja inclusive, é associada com saúde, junto com a dieta mediterrânea.

De acordo com pesquisas, na bebida há vitaminas do complexo B que, segundo alguns estudos, reduz o risco cardiovascular.

Ainda há o efeito antioxidante, que pode ser encontrado no próprio álcool. Estes antioxidantes limpam o lixo do organismo, que pode provocar algumas doenças, como diabetes, problemas cardiovasculares ou até alguns tipos de câncer.

[Continua depois da Publicidade]

Barriga de cerveja: mito ou realidade?

Por si só, a cerveja não provoca barriga. O que muitas vezes acontece, falando no consumo da cerveja indireto, é que as pessoas bebem cerveja de uma forma mais exagerada e associam-lhe alguns petiscos – como os acompanhamentos ricos em gordura e sal. Isso é que poderá provocar algum aumento de peso.

Quais são as doses recomendadas?

O consumo de cerveja deve ser feito de forma diferente por homens e mulheres. No caso das mulheres deve-se apenas ingerir uma cerveja por dia (de 200ml). Enquanto os homens podem beber até duas cervejas diárias.

Se ultrapassar estas doses, os benefícios perdem-se. Para quem gosta mais de cerveja, há sempre a opção de a beber sem álcool.

E aqui não há qualquer tipo de problema. Pode ser consumida por mulheres grávidas, em processo de amamentação ou por pessoas que por variadas complicações não possam consumir álcool.

Artesanais ou convencionais? Qual é a diferença?

A cerveja industrial é produzida em larga escala visando atingir o maior número possível de consumidores.

Sua composição precisa ser mais simples para ter maior tempo de duração. As cervejas industrializadas utilizam aproximadamente 60% de malte e cevada, os outros 40% são cerais não maltados ou carboidratos.

As cervejas artesanais possuem rótulos que contam histórias e mostram a essência da bebida, deixando evidente que os mínimos detalhes são valorizados em todos os aspectos.

Além disso, a cerveja artesanal é composta por ingredientes selecionados e de origem mais nobre, normalmente importados.

A qualidade é o principal objetivo e todos os critérios são levados em consideração, em especial o aroma e o sabor. Uma cerveja artesanal, se comparada com uma industrializada, pode ser facilmente diferenciada pelo aroma e paladar.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.