Seduc-MT realiza seleção para novos estudantes em três escolas do campo

As unidades de Água Boa, Terra Nova e Alto Garças oferecem 193 vagas para o curso técnico em agroecologia

Fonte: Rui Matos | Seduc-MT

Escola Estadual do Campo Terra Nova - Foto por: Assessoria
Escola Estadual do Campo Terra Nova - Foto por: Assessoria

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realiza um processo seletivo para novos estudantes nas Escolas Estaduais do Campo Jaraguá, em Água Boa; Terra Nova, em Terra Nova do Norte; e Deputado Oscar Soares, em Alto Garças. Ao todo, são oferecidas 193 vagas para o curso técnico de nível médio em agroecologia.

As inscrições para o processo seletivo ficam abertas até o dia 30 de outubro e podem ser feitas diretamente nas escolas. Os candidatos interessados em participar devem estar aptos a iniciar o 1º ano do ensino médio no ano letivo de 2024.

As vagas são destinadas exclusivamente a estudantes de comunidades rurais de 38 municípios localizados nos polos regionais de educação de Rondonópolis, Barra do Garças e Matupá.

“A oferta do curso técnico profissional de nível médio em agroecologia e agropecuária nessas escolas é uma iniciativa da Seduc-MT para proporcionar aos estudantes das comunidades rurais uma formação técnica de qualidade na área”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

[Continua depois da Publicidade]

O curso é importante para o desenvolvimento sustentável e conservação ambiental, além de abrir portas para o mercado de trabalho na área agrícola.

Segundo ele, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência educacional completa, com aulas teóricas e práticas, além de conviver em um ambiente que estimula o aprendizado e a troca de conhecimentos entre eles.

Alan também destacou que essa iniciativa demonstra o compromisso da Seduc-MT em promover a educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais do estado de Mato Grosso.

“Além da formação educacional e profissional, o curso de agroecologia e agropecuária promove a conscientização ambiental, por meio de práticas agroecológicas, regenerativas e sustentáveis nas comunidades envolvidas”, concluiu.

Para os demais estudantes das 126 unidades regulares de educação do campo na rede estadual de ensino, não há processo seletivo. No entanto, é necessário realizar a rematrícula obrigatória no período de 9 a 30 de outubro, manifestando o interesse em continuar matriculado para o ano letivo de 2024.

Os editais das Escolas Estaduais Jaraguá, Terra Nova e Deputado Oscar Soares estão disponíveis para acesso, contendo todas as informações necessárias sobre o processo seletivo.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).