Mobilização pró-comércios noturnos está sendo organizada em Lucas do Rio Verde

Fonte: Cenário MT

BAR
Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Diversos empresários que exercem atividades noturnas, como por exemplo, bares, lanchonetes, pizzarias e outros segmentos, estão se organizando em um grupo de WhatsApp para fortalecer uma mobilização em favor dos comércios noturnos em Lucas do Rio Verde.

Está prevista para a próxima sexta-feira (19), uma manifestação pacífica a partir das 09h00 em frente à prefeitura municipal em prol do trabalho e trabalhador noturno.

De acordo com os integrantes do movimento, a mobilização tem o objetivo de sensibilizar os gestores públicos a flexibilizar as medidas tomadas pelo Governo do Estado, que proíbe o funcionamento desses comércios até o dia 04 de abril. De acordo com o governo, a medida é necessária para conter o avanço da Covid-19 em Mato Grosso. Desde quando o decreto entrou em vigor, esse tipo de comércio somente pode trabalhar no sistema de entrega (delivery).

“O nosso objetivo é muito simples! Só estamos querendo exercer nossa carga-horária, assim como os comércios que exercem suas atividades no período matutino e vespertino. Estamos marcando uma reunião para esta quinta-feira (18) com algumas autoridades e lideres do grupo para unirmos forças e entrarmos em consenso e assim, desenvolvermos nossas atividades”, explicou um dos integrantes do movimento ao CenárioMT.

[Continua depois da Publicidade]

Uma das sugestões que deve ser apresentada pelo movimento é para que os comércios atendam até as 21h00 e que além trabalhar somente do sistema delivery, possam atender os clientes no balcão.

Outro descontentamento dos empresários do segmento noturno é o fato de, mesmo estando impedidos de abrir suas portas para atendimento ao público, eles precisam pagar o Alvará e outros tributos. Um abaixo-assinado deverá ser entregue as autoridades municipais, solicitando a isenção das taxas cobradas para o funcionamento dos comércios.

“Entendemos a necessidade de mantermos a segurança e a saúde da população. Mas me deixa indignado é o fato de alguns comércios trabalharem das 05 da manhã às 07 da noite e outros se quer, poderem exercer suas atividades”, argumento.

 

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.