Estudantes participam da Olimpíada Municipal de Matemática em Lucas

A cerimônia de encerramento será no dia 18 de outubro, quando haverá a divulgação dos resultados e a premiação dos vencedores

Fonte: Ascom Prefeitura/Neri Malheiros

pref lrv 282

Os organizadores da 1ª Olimpíada Municipal de Matemática (OMM) de Lucas do Rio Verde convocaram 125 alunos para participar na tarde de sexta-feira, 20, da terceira e última fase da competição que envolveu nove escolas de ensino fundamental da zona urbana e rural de Lucas do Rio Verde.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat/Sinop), a olimpíada reuniu mais de 3 mil participantes na prova inicial, em maio, e cerca de 800 concorrentes na segunda etapa, encaminhada no mês de agosto com somente 30% dos candidatos que tiveram melhor desempenho na fase anterior.

Enquanto os estudantes do nível II (6º e 7º anos) fizeram a prova no auditório do Paço Municipal, os candidatos dos níveis I e III (5º e 9º anos, respectivamente) foram alocados no Centro de Formação, na avenida Espírito Santo. Os participantes dos três níveis dispuseram de duas horas para responder oito questões dissertativas.

De acordo com o regulamento, para a última fase seriam selecionados apenas os 50 candidatos com melhores notas em cada um dos níveis da disputa. Segundo o coordenador da 1ª Olimpíada Municipal de Matemática, professor Márcio Torres de Almeida, entre as turmas de 9º ano o número de selecionados ficou abaixo da expectativa dos organizadores.

[Continua depois da Publicidade]

“Normalmente, os alunos menores têm um interesse bem maior. Inclusive, de oito questões, a nota de corte deles ficou em 5 ou 6. Do nível II, os alunos classificados atingiram 50% e do nível III, infelizmente, não conseguimos atingir a participação desejada nesta terceira fase”, destacou.

A aluna Maria Eloísa Silva Mançano, de 10 anos, da Escola Vinicius de Moraes, foi a primeira a concluir a prova no Centro de Formação, que, segundo ela, não apresentou dificuldade. “É muito importante para mim participar desta etapa. Na verdade, estava muito fácil. Eu estudei toda a tabuada e também contei com a ajuda dos meus pais para me preparar”, conta.

Todos os alunos classificados para a última etapa receberão um certificado de menção honrosa e os três melhores classificados em cada nível de todas as escolas receberão uma medalha. Dependendo do nível de desempenho atingido na terceira prova, o candidato poderá ser selecionado e premiado no âmbito regional da competição.

Segundo Almeida, os alunos serão homenageados na cerimônia de encerramento, no dia 18 de outubro, promovida pela Comissão Organizadora da XV Olimpíada de Matemática da Unemat-Sinop, e da I Olimpíada Municipal de Matemática de Lucas do Rio Verde, quando todos os resultados serão conhecidos.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.