Do bebê ao idoso: Postos de saúde de Lucas do Rio Verde realizaram mais de 230 mil consultas em 2022

Os atendimentos foram realizados nos 16 PSFs urbanos e dois nas áreas rurais

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

do bebe ao idoso postos de saude de lucas do rio verde realizaram mais de 230 mil consultas em 2022
Ascom Prefeitura

Sempre prezando pela qualidade de vida da população luverdense e garantindo o acesso gratuito à saúde, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou cerca de 730 mil procedimentos individuais e coletivos nos PSFs em 2022.

De acordo com a pasta, os procedimentos individuais são testes rápidos, curativos, administração de medicação, aferição de pressão e glicemia, etc. Já os procedimentos coletivos incluem grupos de tabagismo, de caminhada e alongamento, atividades educativas em saúde, atividades de saúde na escola, além dos grupos terapêuticos realizados pelas equipes.

A secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, comemora o número expressivo. “Esse significativo número representa um trabalho de toda a equipe da Saúde, que não mede esforços para oferecer saúde de qualidade aos usuários do sistema público. Volto a dizer que saúde é prioridade em nosso governo e o objetivo é sempre garantir um atendimento de excelência em todas as nossas unidades”, frisou.

Outro número relevante é a quantidade de consultas realizadas também nas unidades de saúde, que chegou a marca de 230.483. Os atendimentos são com médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família, ortopedista e traumatologista, pediatra, psicólogo clínico, entre outros.

[Continua depois da Publicidade]

Nos PSFs também há salas de vacina, que realizaram a aplicação de 135.383 doses no ano de 2022, entre Covid-19 e rotina. Além disso, todos as unidades básicas contam com atendimento odontológico, sendo realizados cerca de 100 mil procedimentos e mais de 30 mil consultas.

Os atendimentos foram realizados nos 16 PSFs urbanos e dois nas áreas rurais, que se referem a serviços oferecidos pela Atenção Básica. 

A supervisora da Atenção Primária de Saúde, Glaucia Accordi, explica que o PSF é a “porta de entrada” dos usuários no sistema de saúde, sendo responsável por coordenar e ordenar a rede de atenção em saúde. “Por meios dos PSFs orientamos os moradores sobre a prevenção de doenças, solucionamos os possíveis agravos e direcionamos os mais graves para níveis de atendimento de maior complexidade”, pontuou.

Nas unidades de Atenção Básica de Lucas do Rio Verde, o morador pode ter acesso a ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção ao câncer, pré-natal, cuidado de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, curativos, inalação e aplicação das vacinas.

Para 2023 alguns dos principais objetivos da Secretaria de Saúde são a redução das internações pelas causas sensíveis da Atenção Primária de Saúde, a instalação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para atendimento de pacientes com HIV e Hepatites Virais, bem como o fortalecimento da rede de assistência em saúde mental.

Para acessar os serviços de saúde basta ir até o PSF mais próximo e levar documentos pessoais.

Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.