Você pode morrer com a síndrome do coração partido? Estes são os sintomas

Fonte: CENÁRIOMT

Você pode morrer com a síndrome do coração partido? Estes são os sintomas
Você pode morrer com a síndrome do coração partido? Estes são os sintomas FOTO:PIXABAY

Você já ouviu ou acreditou que poderia morrer de dor emocional, ou a síndrome do coração partido“, como eles chamam? Essa frase seria muito mais do que um exagero, porque por trás dela poderia estar um problema cardíaco mortal. 

É conhecida como síndrome do coração partido ou “Takotsubo”, uma condição na qual ocorre uma cardiomiopatia aguda após forte emoção , com sintomas idênticos aos de um ataque cardíaco .

O que é a síndrome do coração partido?

Também chamada de “cardiomiopatia induzida por estresse”, essa urgência cardíaca pode ocorrer mesmo nas pessoas mais saudáveis, quando submetidas a condições extremas.

Esta é uma emergência que causaria danos a órgãos importantes a longo prazo, mas pode ser tratada e os pacientes podem se recuperar após algumas semanas.

[Continua depois da Publicidade]

A síndrome de Takotsubo seria mais recorrente em mulheres e provavelmente causada por fatores hormonais e espasmos arteriais. “Ele pode simular um ataque cardíaco, mas estes são causados ​​por bloqueios nas artérias”, acrescentou o cardiologista.  

Quais são os sintomas?

Devido às suas características, a síndrome do coração partido é muitas vezes diagnosticada erroneamente como um ataque cardíaco e, de fato, de acordo com a American Heart Association , uma só poderia ser distinguida da outra por meio de testes.

A mesma organização americana, listou como alguns dos sinais da síndrome do coração partido:

  1. Angina ou dor no peito.
  2. Dificuldade para respirar. 
  3. Arritmia ou batimentos cardíacos irregulares.

Em caso de suspeita de algum problema cardíaco, é importante ir a um centro de saúde o mais rápido possível, para receber o tratamento necessário. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).