Saiba mais sobre a síndrome que deixa os olhos secos

Fonte: CENÁRIOMT

Como tratar a boca seca?
Como tratar a boca seca? FOTO:PIXABAY

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença auto-imune que se caracteriza principalmente que deixa além da boca, os olhos secos, associadas à presença de auto-anticorpos ou sinais de inflamação glandular.

Algumas células brancas (chamadas de linfócitos) invadem vários órgãos e glândulas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares, produzindo um processo inflamatório que acaba por prejudicá-los, impedindo suas funções normais.

O especialista esclarece que existem duas formas de síndrome de Sjögren, primária (não associada a outras doenças) e secundária, dependendo de estar ou não associada a outras doenças reumáticas, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia ou cirrose biliar primária. 

E acrescenta que não há fatores de risco associados ou que podemos modificar para evitar o aparecimento da referida síndrome.

[Continua depois da Publicidade]

Olhos secos: como esse problema de saúde se manifesta?

O especialista nos diz que as células de defesa, os linfócitos, invadem e destroem as glândulas de secreção externa, como as glândulas salivares, as lacrimais e as de secreções vaginais, brônquicas, intestinais, etc.

  • Essa falta de secreções causa boca seca e cáries.
  • Dificuldade em mastigar e engolir alimentos sólidos, podem notar uma diminuição do paladar.
  • Olhos secos e vermelhos, com sensação de areia e reumatismo matinal abundante.
  • Hipersensibilidade a ambientes claros.
  • Podem ocorrer úlceras da córnea .
  • Dor com relação sexual.
  • Resfriados freqüentes , constipação .
  • Dor e inchaço nas articulações e fadiga também ocorrem frequentemente .
  • Alguns pacientes podem desenvolver vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos).
  • Um número muito pequeno de pacientes pode desenvolver linfoma, que é um tumor dos gânglios linfáticos.

Quais são as causas desta síndrome

Você sabe qual é a síndrome da noite?
Você sabe qual é a síndrome da noite? FOTO:PIXABAY

Saiba mais sobre outra síndrome: Você sabe o que é a síndrome do pôr do sol?

É sempre interessante buscar a origem, as causas, você sabe quais estão envolvidas neste caso específico? “A causa da síndrome de Sjögren é atualmente desconhecida. É provável que o gatilho da doença seja uma infecção viral, mas até agora não foi possível comprovar. A influência de fatores genéticos baseia-se na frequência com que aparece em vários membros de uma mesma família. É uma doença autoimune , o que significa que o sistema imunológico, que é um mecanismo complexo encarregado de defender nosso organismo contra infecções ou outros ataques externos, é alterado e perde eficácia”, diz o reumatologista.

Como é feito o diagnóstico desta doença?

Para chegar ao diagnóstico desta doença, é necessária uma boa história clínica pelo reumatologista, juntamente com o exame e a solicitação de uma série de exames complementares, como exames laboratoriais (presença de anticorpos antinucleares, anti-Ro/SS- A e anti-La/SS-B) e exames específicos que confirmarão a existência de boca seca (cintilografia, sialografia e biópsia das glândulas salivares do lábio) ou olhos (teste de Schirmer, exame com lâmpada de fenda, rosa de bengala).

Como tratar os olhos secos?

Existe tratamento eficaz para resolver o problema? O médico confirma que até agora não foi encontrado nenhum tratamento que possa curar a doença. O tratamento, portanto, é sintomático :

  • Uso de lágrimas artificiais e pomadas para os olhos.
  • Uso de óculos de sol.
  • Uso de saliva artificial , administração de pilocarpina para estimular a produção de saliva.
  • Higiene bucal para evitar cáries e infecções.
  • lubrificantes vaginais
  • Anti -inflamatórios não esteroidais, antimaláricos (cloroquina), baixas doses de corticosteroides e imunossupressores como azatioprina ou ciclofosfamida são utilizados em caso de complicações.
  • Embora a maioria dos pacientes com síndrome de Sjögren possa levar uma vida normal, check-ups periódicos por um reumatologista são necessários para evitar complicações.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).