O perigoso truque do TikTok para conservar o abacate: esses são os riscos aos quais você se expõe

Fonte: CENÁRIOMT

O perigoso truque do TikTok conservar o abacate
O perigoso truque do TikTok conservar o abacate

Como conservar o abacate? O TikTok tornou-se uma fonte inesgotável de informação em vários campos, embora, como em toda rede social, deva-se ter cuidado com a veracidade do que ali se vê.

Nos últimos dias, viralizou um vídeo que dá conselhos sobre como conservar os abacates por mais tempo e, assim, evitar que eles se oxidem, ou seja, escureçam.

O viral consiste em deixar metade do abacate em um recipiente com água e refrigerá-lo.

Segundo os mesmos usuários, esse truque permitiu que esse alimento fosse preservado por várias semanas e que permanecesse recém-cortado.

[Continua depois da Publicidade]

No entanto, por mais promissor que este conselho culinário possa parecer, a verdade é que ele causaria vários riscos à saúde.

Os riscos de manter o abacate em um copo de água

A nutricionista Kirsten Jackson explicou ao The Sun que armazenar um abacate partido em um recipiente refrigerado com água atrai micróbios prejudiciais à saúde, que podem até causar envenenamento.

Em geral, isso não é visto como um grande risco, mas quando você submerge o abacate na água, ele fornece o terreno ideal para a reprodução de coisas como salmonela ou listeria, que estavam na casca do abacate, para se multiplicar rapidamente.

Jackson também explicou que, se um abacate for armazenado em água, os patógenos presentes na casca podem viajar para o interior da fruta.

“Esses patógenos não apenas ficam na casca do abacate, mas também podem se mover dentro da fruta, o que significa que, quando os comemos, ficaríamos muito doentes ”, disse ele.

Sintomas de salmonela

Salmonelose é o nome dado à infecção pela bactéria Salmonella, doença que afeta o sistema digestivo do ser humano e é transmitida a partir do consumo de alimentos contaminados.

O Centro de Controle de Doenças Infecciosas (CDC) dos Estados Unidos explicou que as manifestações de contágio podem demorar entre seis horas e dias para aparecer. Os principais sintomas que ocorrem são:

  • Diarréia (que pode ser sanguinolenta).
  • Febre.
  • Dor de estômago.
  • Em alguns casos pode haver náuseas, vômitos e dor de cabeça.
  • sintomas de listeriose

A listeriose, por sua vez, é uma infecção causada pelo consumo de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes .

Embora qualquer pessoa possa contrair a doença, de acordo com o CDC, os mais propensos a contraí-la são gestantes, recém-nascidos, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).