Este é o iogurte mais saudável do mundo

Fonte: CENÁRIOMT

Este é o iogurte mais saudável do mundo
Este é o iogurte mais saudável do mundo

Qual é o iogurte mais saudável do mundo? A oferta de iogurtes no supermercado é cada vez maior. Em termos gerais, podem ser divididos em dois grandes grupos: iogurtes de origem láctea e iogurtes de origem vegetal. Dentro do primeiro existem muitas variedades: natural, frutado, grego, aromatizado, com bifidus… Quanto aos iogurtes vegetais, os mais populares são os de soja. Qual é o melhor de tudo? Nenhum dos que acabamos de nomear.

Um estudo da Universidade de Massachusetts Amherst fez uma comparação nutricional entre iogurtes lácteos e vegetais e o que ocupa o primeiro lugar é o iogurte de amêndoa.

Os iogurtes vegetais do supermercado são maioritariamente à base de soja, ou soja e aveia, a que se juntam outros produtos como o coco.

Para encontrar um iogurte 100% amêndoa, você deve procurar marcas de produtos naturais que façam iogurte ou sobremesas fermentadas de amêndoa.

[Continua depois da Publicidade]

IOGURTE NÃO LÁCTEO VS. IOGURTE LÁCTEO

O consumo de iogurtes vegetais está aumentando porque há uma conscientização cada vez maior da importância de aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal, mas ao substituir um produto por outro deve-se avaliar se estamos perdendo nutrientes.

Os iogurtes à base de plantas geralmente têm menos açúcar total, menos sal e mais fibras do que os laticínios, mas também têm menos proteínas, cálcio e potássio do que os iogurtes lácteos.

Portanto, se trocarmos um iogurte grego por um iogurte de soja, reduziremos as calorias da dieta, mas também obteremos menos proteína ou cálcio.

Uma opção para não perder nutrientes é o iogurte de amêndoa, pois “tem uma densidade de nutrientes significativamente maior do que o iogurte lácteo e todos os outros iogurtes vegetais ”, diz o especialista.

QUALIDADE NUTRICIONAL DO IOGURTE

Os pesquisadores analisaram 612 iogurtes: 159 eram laticínios integrais, 303 laticínios com baixo teor de gordura e sem gordura, 61 de coco, 44 ​​de amêndoa, 30 de caju e 15 de aveia.

Eles quantificaram sua ingestão nutricional levando em consideração os nutrientes mais saudáveis ​​(proteína, fibra, cálcio, ferro, potássio, vitamina D) e os nutrientes a limitar (gordura saturada, açúcar total, sódio).

O iogurte que obteve maior pontuação quanto à qualidade de seus nutrientes foi o de amêndoa seguido do de aveia por seus baixos teores de açúcar total, sódio e gordura saturada.

A amêndoa é um fruto seco com alto teor de cálcio e proteínas de origem vegetal , mas o leite é ainda mais rico nestes nutrientes. É por isso que o iogurte de amêndoa não é tão proteico nem tão rico em cálcio quanto os laticínios, embora se você colocá-lo em uma balança compensa a escolha porque contém menos açúcar e gordura saturada.

O ideal, segundo os pesquisadores, seria fazer um iogurte híbrido entre vegetal e lácteo com todas as vantagens do iogurte de amêndoa, mas com mais proteína, vitamina B12 e cálcio.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).