Como é feita a abdominoplastia?

Fonte: CENÁRIOMT

Como é feita a abdominoplastia?
Como é feita a abdominoplastia? foto:pixabay

Como é feita a abdominoplastia? A abdominoplastia é uma intervenção estética para melhorar a forma da região da barriga.

Pode envolver a remoção do excesso de pele solta, gordura e estrias e apertar os músculos abdominais para uma barriga mais plana e uma cintura mais estreita.

A cirurgia plástica não para de ganhar adeptos. No Brasil, é um dos procedimentos mais procurados.

De acordo com o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgiões Plásticos (ISAPS), a abdominoplastia é a quinta cirurgia estética mais procurada , atrás apenas da mamoplastia de aumento , lipoaspiração , blefaroplastia e rinoplastia .

[Continua depois da Publicidade]

O QUE É ABDOMINOPLASTIA?

abdômen é uma das áreas do corpo onde a gordura se acumula com mais facilidade . Variações significativas de peso , gravidez , muitas vezes seguidas de distensão dos músculos abdominais e distúrbios hormonais contribuem para a formação de um abdômen abaulado.

A abdominoplastia é uma opção eficaz para eliminar a gordura dessa região e conseguir um abdome mais liso e firme e uma cintura mais estreita , o que proporciona um aspecto mais estético e saudável, embora exija passagem pelo centro cirúrgico e pelo menos duas semanas de folga.

A parede abdominal é composta basicamente pela pele, o tecido celular subcutâneo com a gordura subjacente e a camada muscular. O envolvimento de qualquer um desses três elementos pode causar uma deformidade do abdômen.

A abdominoplastia é uma intervenção cirúrgica na qual:

  • O excesso de pele e gordura é retirado do abdome médio e inferior.
  • Reposiciona os músculos da parede abdominal (que conseguiram abrir durante a gravidez – diástase abdominal –, e que não fecharam após o parto).
  • corrige a flacidez do abdômen .

A abdominoplastia é uma das cirurgias mais procuradas em nossa clínica. O perfil das pessoas que mais optam por esta intervenção são as mulheres com idade superior a 50 anos, aproximadamente, e que já passaram por uma ou mais gravidezes. Há também um público masculino que demanda essa cirurgia, mas em percentual menor.

As pessoas que procuram esta intervenção são geralmente mulheres ou homens que se preocupam com a acumulação de gordura no abdómen e que não conseguem eliminar apesar de fazerem dieta ou exercício físico.

PARA QUAIS PESSOAS A ABDOMINOPLASTIA É INDICADA?

A abdominoplastia é especialmente indicada para mulheres que tiveram várias gestações , após as quais a pele e os músculos abdominais relaxaram e não recuperaram o tônus ​​inicial. Também quando há excesso de pele devido à gravidez ou perda significativa de peso .

Ter dado à luz é uma das principais razões pelas quais uma mulher pode precisar fazer uma abdominoplastia. Uma das consequências da gravidez é a abertura da musculatura reto abdominal , assim como o aparecimento do retalho abdominal .

Com a abdominoplastia conseguimos três coisas : retirar o excesso de gordura , retirar o excesso de pele e fechar os músculos abdominais que foram separados durante a gravidez.

 Vale ressaltar que não se trata de uma operação para emagrecer , mas sim para remodelar a silhueta. Embora obviamente possamos perder algum peso eliminando esse excesso de gordura. O benefício para a saúde reside justamente nessa eliminação do excesso de gordura e no fechamento da musculatura abdominal.

[Continua depois da Publicidade]

O QUE É FEITO NA ABDOMINOPLASTIA?

Embora não haja preparo prévio antes da abdominoplastia, é melhor que estejamos o mais próximo possível do nosso peso ideal .

A abdominoplastia é sempre realizada em centro cirúrgico, com anestesia geral ou peridural e dura entre 2 e 3 horas .

“ A abdominoplastia consiste em, através de uma incisão logo acima do púbis , ressecar todo o excesso de pele e gordura entre o umbigo e o púbis, descamando a pele até o esterno, fechando os músculos abdominais e abaixando a pele para cobrir o defeito que temos criado pela retirada da pele do umbigo para baixo ”, explica o cirurgião plástico.

Durante a intervenção, após a retirada da gordura, os músculos abdominais são contraídos e unidos na linha média. A pele separada é esticada em direção ao púbis e o excesso de pele é extirpado .

QUANTO TEMPO LEVA PARA SE RECUPERAR DE UMA ABDOMINOPLASTIA?

Após a abdominoplastia, o paciente deve usar um sistema de drenagem por 24 ou 48 horas , dependendo do caso, podendo necessitar de um ou dois dias de internação.

Durante os primeiros dias, o abdómen costuma estar um pouco inchado e pode notar-se algum desconforto ou dor, que é aliviada com analgésicos.

 pós-operatório é um pouco doloroso na parte muscular, mas como é uma dor muscular e não visceral, só dói ao fazer movimentos ou, por exemplo, ao tossir. Não se trata de dor constante.

A recuperação envolve o uso de um fichário abdominal por 6 semanas para ajudar a reduzir o inchaço no abdômen.

Duas semanas após a operação, os pontos são removidos e a vida normal pode ser realizada, exceto a prática de esportes , que pode ser iniciada suavemente após 6 semanas. As visitas ao médico são a cada 2 semanas para retirada dos pontos e o restante conforme a necessidade do paciente, não existe um calendário fixo estabelecido.

Algumas pessoas precisam de cerca de 2 semanas de folga, enquanto outras podem precisar de 3 a 4 semanas de descanso e recuperação.

Quanto às cicatrizes , elas podem parecer piorar durante os primeiros 3 a 6 meses enquanto estão cicatrizando, no entanto, em 9 meses e 1 ano elas irão achatar e clarear e serão quase imperceptíveis.

DEVEMOS MUDAR ALGUNS HÁBITOS APÓS A ABDOMINOPLASTIA?

Os benefícios da abdominoplastia são permanentes .

Não é estritamente necessário mudar seus hábitos, mas é sempre aconselhável levar uma vida saudável . De fato, muitos pacientes são estimulados a adquirir hábitos mais saudáveis ​​ao verem sua mudança física após a intervenção.

QUAIS SÃO OS RISCOS DE FAZER UMA ABDOMINOPLASTIA?

Como qualquer outra grande cirurgia, uma abdominoplastia acarreta risco de sangramento, infecção e reação adversa à anestesia . Este tipo de intervenção também apresenta outros riscos que você deve discutir com seu cirurgião, entre eles: acúmulo de líquido sob a pele (seroma), má cicatrização de feridas, necrose da pele e tecido subcutâneo ou alterações na sensibilidade da pele.

Por outro lado, se houver cicatrizes anteriores no abdome , a abdominoplastia pode ser contra- indicada, embora em outros casos com esta intervenção seja possível eliminá-las.

Aqueles pacientes que foram recomendados para perder muito peso devem adiar a abdominoplastia até que tenham perdido peso para alcançar os melhores resultados.

Pacientes que planejam futuras gestações também devem esperar , pois os músculos abdominais verticais são contraídos durante a cirurgia e podem relaxar novamente durante a gravidez.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).