8 remédios caseiros para acabar com a ressaca das festas de fim de ano

Fonte: CENÁRIOMT

8 remédios caseiros para acabar com a ressaca das festas de fim de ano
8 remédios caseiros para acabar com a ressaca das festas de fim de ano FOTO:PIXABAY

Como acabar com a ressaca das festas de fim de ano? Dor de cabeça, cansaço, desidratação, enjoo, mal-estar geral… Reconhece? Na verdade, é a temida ressaca. Um protesto do nosso corpo contra os excessos que costumamos cometer nas férias de Natal.

É produzido por uma queda nas concentrações de álcool no sangue, após o consumo de bebidas alcoólicas. Isso desencadeia um quadro de desidratação, hipoglicemia, desconforto gástrico.

A primeira dica para evitá-lo é não exagerar. Mas quando já é inevitável, podemos ajudar nosso corpo a se recuperar desses excessos o quanto antes. 

Como acabar com a ressaca das festas de fim de ano: 

Evite café

Embora não haja nada que possamos querer mais para combater uma ressaca, o café, na verdade, não nos fará bem. Na verdade, a cafeína pode agravar a desidratação causada pelo consumo excessivo de álcool. 

[Continua depois da Publicidade]

Beber água

Por outro lado, a água é recomendada quando exageramos no álcool. Na verdade, a norma é beber muita água para evitar a desidratação que causa a ressaca. E você tem que fazer isso ao longo do dia. Bebidas isotônicas podem ser uma boa opção para se hidratar.

Dormir

Seu corpo vai pedir por isso. Mas se você está pensando em fazer uma viagem depois de uma noite de excessos, é melhor pensar duas vezes e ficar em casa descansando. Você tem que dar tempo ao seu corpo e músculos para se recuperar. Portanto, se você sentir que não consegue sair da cama, relaxe e durma mais um pouco. 

Tome um banho

Para grandes males, grandes remédios. E se a cabeça e o corpo doem de tudo o que comeu e bebeu, nada melhor do que começar o dia debaixo da torneira. Um bom banho frio ajuda a estimulá-lo, pois a circulação sanguínea em todo o corpo é reativada.

Evite alimentos gordurosos

Comer este tipo de comida só funciona se o fizer antes de consumir álcool, uma vez que a gordura cria uma película no nosso fígado e protege-o. No dia seguinte, é melhor optar por alimentos que realmente tenham nutrientes. Os açúcares naturais que encontramos no mel e em frutas como manga, banana, uva ou melancia, podem nos ajudar a eliminar mais rapidamente todo o álcool contido no corpo. Outros alimentos aliados para aliviar a ressaca são alcachofras, ovos ou carnes magras grelhadas ou cozidas.

Vitamina C 

Graças aos seus efeitos antioxidantes, a vitamina C é perfeita para combater os radicais livres que o organismo liberta quando metaboliza o álcool. Além disso, se você fumou, deve saber que precisará de mais doses desse nutriente. Um suplemento lipossomal de vitamina C ajuda a acelerar a recuperação de ressacas e dos efeitos nocivos do tabaco. 

Sair e se exercitar 

O exercício nos ajudará a suar e a eliminar grande parte das toxinas acumuladas com a ingestão de álcool. Além disso, essas bebidas fornecem uma grande quantidade de calorias, portanto praticar esportes após uma farra será muito útil para queimar esse excesso.

Suplementos para ressaca?

Idealmente, você pode combater a ressaca naturalmente seguindo os conselhos dados pelos especialistas da Altrient. No entanto, se você se sentir muito mal, pode recorrer a suplementos alimentares para se recuperar mais cedo. Nesse caso, os da glutationa ajudam o fígado a metabolizar melhor o álcool. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).