Como fazer fígado de boi macio e suculento

Você vai aprender uma receita maravilhosa de fígado de boi para você e sua família!

Fonte: Lucas Rosendo

Como fazer fígado de boi
Foto de Komang Gita Krishna Murti na Unsplash

O fígado de boi é uma carne rica em proteínas, ferro, zinco, vitamina A e vitamina B12, que trazem benefícios para a saúde do sangue, dos músculos, dos olhos e do sistema nervoso. No entanto, muitas pessoas não gostam do seu sabor forte e da sua textura borrachuda. Por isso, neste artigo, vamos te ensinar como fazer fígado de boi de uma forma simples e prática, que vai deixá-lo macio, suculento e delicioso. Confira as dicas e o passo a passo a seguir.

Dicas para escolher e limpar o fígado de boi

  • Na hora de comprar o fígado de boi, prefira os cortes mais frescos e com uma cor vermelha brilhante. Evite os que estão escuros, opacos ou com manchas esverdeadas.
  • O fígado de boi deve ser consumido no mesmo dia da compra ou congelado por até 3 meses. Para descongelar, deixe-o na geladeira de um dia para o outro.
  • Antes de cozinhar o fígado de boi, é preciso limpá-lo bem para retirar as membranas, os nervos e as veias que podem deixá-lo duro e amargo. Use uma faca afiada e corte o fígado em fatias finas ou em pedaços pequenos.
  • Para tirar o cheiro forte do fígado de boi, você pode deixá-lo de molho em leite por cerca de 30 minutos ou em água com vinagre ou limão por cerca de 15 minutos. Depois, escorra bem e seque com papel toalha.

Ingredientes

  • 1 kg de fígado de boi limpo e cortado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 cebolas grandes fatiadas
  • 1/4 de xícara (chá) de vinagre ou vinho tinto
  • Salsinha picada a gosto

Como fazer fígado de boi

  1. Tempere o fígado de boi com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve.
  2. Em uma panela grande, aqueça o óleo ou azeite em fogo médio-alto e doure o alho por cerca de 2 minutos, mexendo sempre para não queimar.
  3. Junte o fígado de boi e frite por cerca de 10 minutos, virando na metade do tempo, até que esteja cozido por dentro e dourado por fora. Não mexa muito para não soltar água e não endurecer.
  4. Retire o fígado de boi da panela e reserve em um prato coberto com papel alumínio para manter aquecido.
  5. Na mesma panela, refogue as cebolas por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que estejam macias e caramelizadas. Se necessário, adicione um pouco mais de óleo ou azeite.
  6. Adicione o vinagre ou vinho tinto e raspe o fundo da panela com uma colher de pau para soltar os sabores. Deixe reduzir um pouco até formar um molho espesso.
  7. Volte o fígado para a panela e misture bem com o molho e as cebolas. Polvilhe a salsinha picada por cima e sirva em seguida.

Sugestões de acompanhamento

Essa receita pode ser servida como prato principal ou como entrada. Você pode acompanhá-lo com arroz branco, purê de batatas, farofa, salada verde ou legumes cozidos. Uma boa bebida para harmonizar com o fígado de boi é um vinho tinto seco ou uma cerveja gelada.

Jornalista, escreve diariamente para o portal CenárioMT, atua nas categorias de Jogos, receitas, astrologia e opinião. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo de alta qualidade aos nossos leitores.