Gestores e membros do Pleno do TRE-MT iniciam visitas às Zonas Eleitorais

Fonte: CENÁRIOMT

1 55

Autoridades do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) iniciaram uma série de visitas às Zonas Eleitorais nestes dias que antecedem às Eleições 2020. O objetivo é ouvir as principais dificuldades dos juízes de primeira instância, apontar caminhos e providências a serem adotadas de maneira ágil, evitando complicações para o dia do pleito. A região sul do Estado foi o primeiro destino da comitiva que contou com a presença da Presidência, Corregedoria e juízes membros do Pleno.

 

“Nosso objetivo é levar o apoio da Justiça Eleitoral para os juízes de primeira instância, aos servidores dos cartórios eleitorais, aos mesários, as pessoas que efetivamente realizam a Eleição. Nós temos alguns problemas técnicos já identificados que estão sendo resolvidos, seja localmente, seja pelo Tribunal Superior Eleitoral. Temos ouvido muito os juízes eleitorais, as formas como têm superado dificuldades e estão atuando para garantir uma eleição perfeita, com toda a segurança para o eleitor, para que eles possam comparecer e votar com segurança”, destacou o presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli.

 

[Continua depois da Publicidade]

A comitiva iniciou a visita nos municípios de Guiratinga e Poxoréu, ambos visitados na quinta-feira (01.10). Na sexta-feira, já em Rondonópolis, uma reunião foi realizada com os juízes eleitorais de Alto Araguaia (8ª Zona Eleitoral), Rondonópolis (10ª e 46ª ZE), e Cláudia (32ª ZE). “O encontro foi muito importante para troca de experiência, criar uma unidade entre todos os juízes do Polo, em como cada magistrado têm trabalhado o preparativo da eleição, a logística, a requisição de mesários, como está fazendo para enfrentar a pandemia, e a própria organização do dia da votação, a recepção dos eleitores. É uma eleição diferente, e a Justiça Eleitoral precisa atuar de forma integrada”, destacou o juiz da 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento.

 

No mesmo sentido, a juíza Marina Carlos França, da 8ª Zona Eleitoral, demonstrou-se otimista sobre o pleito que se aproxima. “Nossas expectativas são as melhores possíveis. Apesar de estar atravessando esse período de pandemia, todas as ações estão sendo muito planejadas, adotando todos os cuidados com a segurança sanitária dos eleitores e de quem vai trabalhar no dia. A presença do desembargador presidente do TRE aqui em Rondonópolis é extremamente positiva, ele traz apoio e endossa o nosso trabalho, mostra que o tribunal está ao lado dos juízes eleitorais. Foi debatida uma série de assuntos relevantes sobre a organização da eleição, sobre propaganda eleitoral, sistemas, de forma do discurso está alinhado. Estamos preparados para o dia 15 de novembro”.

 

O juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral, Jurandir Florêncio de Castilho Júnior, reforçou que todos os magistrados podem sempre buscar o apoio da unidade. “A Corregedoria é uma parceira dos juízes eleitorais, um canal de comunicação rápido com a gestão do TRE. Estamos prontos para auxiliar em qualquer esclarecimento ou dificuldade que estiverem tendo neste processo”.

 

A comitiva ainda contou com a presença do juiz-auxiliar da Presidência, Lídio Modesto, dos juízes membros do Pleno, Sebastião Monteiro da Costa Júnior, Jackson Francisco Coleta Coutinho e Gilberto Lopes Bussiki, e o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo.