Mato Grosso: Comissão do Senado aprova projeto para criação da Universidade Federal do Araguaia

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso: Comissão do Senado aprova projeto para criação da Universidade Federal do Araguaia
Mato Grosso: Comissão do Senado aprova projeto para criação da Universidade Federal do Araguaia

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou nesta terça-feira (21) o projeto do senador Wellington Fagundes (PL) que transforma o Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Universidade Federal do Araguaia.

Segundo o projeto de lei (PL), a transformação não exigirá mudanças na estrutura física existente, aproveitando o corpo docente e funcionários atuais para garantir a eficiência na gestão de recursos. Fagundes destacou que Mato Grosso possui poucas universidades públicas e uma crescente demanda devido ao desenvolvimento econômico do estado. Ele afirmou que a nova universidade proporcionará maior autonomia e atenderá melhor às necessidades regionais.

“A transformação trará inúmeros benefícios não só para a região do Araguaia (MT), mas também para os estados de Goiás e Tocantins, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico, qualificando a mão de obra local, atraindo investimentos e reduzindo a migração de jovens talentos para outros centros urbanos. Além disso, promoverá a inclusão social, democratizando o acesso ao ensino superior e reduzindo as desigualdades regionais”, ressaltou o senador.

O relator Wilder Morais acrescentou que a criação da Universidade Federal do Araguaia colabora para o cumprimento das diretrizes do Plano Nacional de Educação 2014-2024, que preveem a expansão e a interiorização da rede federal de educação superior. “Promover a expansão qualificada da oferta educacional das universidades públicas é efetivamente uma demanda urgente, que pode trazer ganhos exponenciais não só para os próprios estudantes, mas também para as regiões em que forem instaladas”, afirmou.

O projeto segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Campus Universitário do Araguaia

Há mais de 40 anos, o Campus Universitário do Araguaia tem sido um pilar de educação e desenvolvimento para a região, ampliando o alcance da UFMT. Localizado nas cidades de Pontal do Araguaia e Barra do Garças, o campus atende mais de 2400 estudantes, com 200 docentes e 70 servidores técnicos.

O campus oferece 16 cursos de graduação e diversos programas de pós-graduação. Entre os cursos oferecidos estão Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Física, Matemática, Química, Jornalismo, Direito, Geografia, Letras, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e Farmácia. Os programas de pós-graduação incluem pesquisas de mestrado em Imunologia e Parasitologia, Ciências de Materiais, além de mestrados profissionais em Matemática, Física, Enfermagem e Saúde da Família.

O Campus Universitário do Araguaia desempenha um papel crucial na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento regional, contribuindo para o avanço da educação e da ciência no Brasil.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).