Analfabetismo em Mato Grosso: um problema persistente

Fonte: Da Redação

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Foto por Canva

O analfabetismo é um problema social grave que afeta milhões de pessoas no mundo todo. No Brasil, a taxa de analfabetismo vem caindo nos últimos anos, mas ainda é elevada. Em Mato Grosso, por exemplo, 134 mil habitantes com 15 anos ou mais são analfabetos, o que corresponde a 4,9% da população nessa faixa etária.

Esses dados, divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, mostram que Mato Grosso caminha a passos lentos para solucionar o problema do analfabetismo. A meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é zerar a taxa de analfabetismo até 2024, mas o Estado ainda está muito longe disso.

Causa e consequências do analfabetismo

O analfabetismo tem causas diversas, que incluem fatores sociais, econômicos e culturais. Entre as principais causas, destacam-se:

  • Pobreza: as pessoas que vivem em situação de pobreza têm menos acesso à educação.
  • Discriminação: as pessoas de grupos sociais marginalizados, como povos indígenas e quilombolas, têm mais dificuldade de acesso à educação.
  • Desinteresse: algumas pessoas não têm interesse em aprender a ler e escrever.

O analfabetismo tem consequências negativas para o indivíduo, para a sociedade e para o país. Para o indivíduo, o analfabetismo pode dificultar a obtenção de emprego, a participação na vida social e a realização pessoal. Para a sociedade, o analfabetismo pode levar à exclusão social, à pobreza e ao crime. Para o país, o analfabetismo pode prejudicar o desenvolvimento econômico e social.

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Políticas públicas para o combate ao analfabetismo

O governo brasileiro tem implementado diversas políticas públicas para o combate ao analfabetismo, como:

  • Programa Brasil Alfabetizado: programa que oferece cursos de alfabetização para adultos.
  • Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA): programa que oferece cursos de alfabetização e de educação profissional para jovens e adultos.
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): modalidade de ensino destinada a pessoas que não tiveram acesso à educação na idade apropriada.

Apesar desses esforços, ainda há muito a ser feito para combater o analfabetismo em Mato Grosso e no Brasil.

Para que o Estado de Mato Grosso possa alcançar a meta de zerar a taxa de analfabetismo até 2024, é necessário fortalecer as políticas públicas existentes e implementar novas ações, como:

  • Ampliar o acesso à educação infantil: a educação infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças e para a prevenção do analfabetismo.
  • Promover a alfabetização de pais e responsáveis: pais e responsáveis alfabetizados podem ajudar seus filhos a aprender a ler e escrever.
  • Combater a discriminação: é importante garantir o acesso à educação para todas as pessoas, independentemente de sua origem social ou cultural.

O combate ao analfabetismo é um desafio que exige a ação conjunta do governo, da sociedade civil e da comunidade internacional. Com o esforço de todos, é possível construir uma sociedade mais justa e inclusiva, em que todos tenham acesso à educação e às oportunidades de desenvolvimento.

O analfabetismo é um problema sério que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Em Mato Grosso, o problema ainda é persistente, apesar da queda na taxa de analfabetismo nos últimos anos.

Para que o Estado possa alcançar a meta de zerar a taxa de analfabetismo até 2024, é necessário fortalecer as políticas públicas existentes e implementar novas ações.

Ações que o Governo de Mato Grosso vem fazendo

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), instituiu o programa EducAção – 10 anos, com o objetivo de garantir a melhoria dos índices educacionais na próxima década. A meta é que Mato Grosso esteja entre as 10 melhores Educações do país nos próximos anos.

De acordo com o governador Mauro Mendes, o programa foi elaborado de forma a contemplar as melhores práticas educacionais existentes no país, parte delas inspirada em ações que deram certo em estados considerados referência em Educação, adaptando-as para a realidade de Mato Grosso.

Com trabalho sério, já conseguimos avançar no ranking do Ideb, mas podemos muito mais. O Estado está fazendo investimentos recordes na Educação, tanto na Infraestrutura quanto na área pedagógica, e esse programa vai fazer com que todo esse trabalho renda os melhores resultados para o fim do analfabetismo e para a melhoria do aprendizado dos nossos alunos”, destacou o governador Mauro Mendes.

O programa prevê o monitoramento do desenvolvimento da educação por meio de indicadores oficiais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e as taxas de alfabetismo e de abandono.

O planejamento prevê que até 2026 Mato Grosso alcance o 10º lugar no ranking da educação aferido pelo Ideb, tanto dos níveis de ensino fundamental quanto do ensino médio. Até 2032, o plano é chegar ao 5º lugar em todos os rankings. Atualmente, o Estado ocupa a 19ª posição, no caso do ensino médio, e a 15ª posição em relação ao ensino fundamental.

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Confira: Governo de Mato Grosso investe R$ 14,6 milhões para erradicar o analfabetismo

Manoel Silva
Manoel Silva