Lucas do Rio Verde recebe na sexta-feira (11) Mutirão Rural do Senar

Fonte: CenarioMT com assessoria

09 10 set mutirao rural sapezal 49

Os moradores da comunidade rural Groslândia, em Lucas do Rio Verde (MT) terão a oportunidade de participar de mais uma edição do Mutirão Rural, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) e Sindicato Rural.

A ação contará ainda com a parceria da prefeitura, através da Secretaria de Ação Social e Secretaria de Saúde.

No Mutirão serão ofertados mais de 30 serviços de ação social aos moradores da comunidade rural e acontecerá na Escola Fredolino Vieira Barros. Dentre os serviços ofertados estão atendimento médico e odontológico, consulta oftalmológica, produção de óculos de grau, corte de cabelo, atendimento jurídico, educação financeira, educação no trânsito, emissão e plastificação de documentos etc.

Eles são gratuitos à população graças aos recursos do produtor rural. Para o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, o Mutirão Rural é uma das formas de retribuição à contribuição do produtor. “Levamos cidadania por meio do mutirão há mais de 25 anos, utilizando o recurso do produtor para benefício das comunidades rurais mato-grossenses”, destaca.

[Continua depois da Publicidade]

09 10 set mutirao rural sapezal 49

Para Maiara Bogo, supervisora da Regional e responsável por dar suporte aos municípios e conhecer as necessidades de cada região, ações como o Mutirão Rural trazem cidadania aos produtores e trabalhadores rurais locais. “O Mutirão Rural agrega muito valor para população do meio rural, que na maioria dos casos tem dificuldade em estar se deslocando para zona urbana por questão de logística ou outra particularidade e não conseguem realizar regularização de documentos ou ter acesso algum atendimento básico necessário”, afirma.

Ainda segundo Maiara, a expectativa é grande. “As comunidades estão bem ansiosas para chegada desse dia porque além de serviços voltados a saúde e documentação ainda teremos atividades recreativas. A maior recompensa é ver aquela comunidade satisfeita e com acesso a todos os serviços”.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Chico da Pauliceia, as Regionais são primordiais para o acompanhamento das localidades. “As Regionais são um braço do Senar-MT que nos ajudam a acompanhar cada parte desse nosso estado grandioso e cheio de particularidades”, afirma.