Algodão/Cepea: baixa liquidez mantém preços enfraquecidos

Fonte: CenárioMT com Cepea

colheita de algodão em Mato Grosso
Lucas do Rio Verde tem grande potencial produtivo de algodão (Foto: CenárioMT)

Em meio à liquidez ainda baixa, os preços internos do algodão em pluma iniciam o ano enfraquecidos. Nos oito primeiros dias de janeiro, o Indicador CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, recuou 2,4%, fechando a R$ 3,9031/lp nessa segunda-feira, 8.

Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, boa parte dos agentes segue em recesso e/ou em férias coletivas, devendo voltar às atividades gradualmente nos próximos dias e contribuindo para a retomada no ritmo de negócios.

Ao mesmo tempo, o foco de players continua sendo os carregamentos e o cumprimento de contratos a termo destinados aos mercados interno e, sobretudo, externo.

Depois de escoar em dezembro/23 o segundo maior volume de algodão em pluma para o mês, de 350,8 mil toneladas, os embarques brasileiros seguem intensos neste começo de 2024.

[Continua depois da Publicidade]

Em apenas quatro dias úteis, já foram exportadas 47,33 mil toneladas da fibra, segundo dados da Secex. Esse volume representa 13% de toda a exportação de dezembro de 2023 e 38% da de janeiro do ano passado.

É formado em Jornalismo. Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre política, economia e esporte regional.