Homens representam 35% dos pacientes em procedimentos estéticos e cirurgias plásticas no Brasil

Fonte: MF Press

close up medico usando luvas

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica revelou dados impressionantes sobre o crescimento exponencial da busca por procedimentos estéticos entre os homens no Brasil. Em cinco anos, a proporção de homens que realizaram cirurgias plásticas aumentou de 5 para 30%, com um aumento de 72.000 para 276.000 procedimentos por ano. Outro estudo divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), também mostrou que os homens já representam 35% dos pacientes que buscam por procedimentos estéticos e cirurgias plásticas no Brasil.Esta mudança sinaliza um novo olhar na concepção tradicional de beleza, com homens, independente da orientação sexual, investindo cada vez mais no cuidado da aparência.

O cirurgião plástico  Bora Kostić  destaca o notável aumento na procura por cirurgias plásticas masculinas em seu consultório, “Tenho observado uma conscientização crescente entre os homens sobre a importância do autocuidado, refletindo-se na busca por uma aparência que não apenas atenda aos padrões estéticos, mas também eleve a autoconfiança e o bem-estar pessoal”, comenta.

O cirurgião destaca as cirurgias mais procuradas:

1. Ginecomastia: 

Segundo Kostic, a correção da ginecomastia tornou-se uma intervenção comum para promover uma aparência mais firme e proporcional, “Essa é uma condição caracterizada pelo aumento das glândulas mamárias em homens, e pode ser causada por desequilíbrios hormonais, uso de certos medicamentos ou genética. A cirurgia de correção envolve a remoção do excesso de tecido, muitas vezes combinada com liposucção para esculpir a região”, afirma o médico.

2. Rinoplastia:

A rinoplastia é uma escolha popular entre homens de diversas idades. O especialista explica que os homens buscam por uma variedade de motivos, desde a correção de imperfeições, irregularidades congênitas, até a busca por um nariz mais reto e proporcional.

[Continua depois da Publicidade]

3. lipoaspiração:

Bora destaca que a lipoaspiração é procurada com o intuito de remodelar o contorno corporal e eliminar depósitos de gordura indesejados. Muitos buscam esse procedimento para atingir uma aparência mais atlética, definindo áreas específicas como abdômen, flancos ou áreas de difícil redução por meio de dieta e exercícios.

4. Blefaroplastia:
A blefaroplastia, focada na área dos olhos, é um exemplo claro da busca pela revitalização facial, “Homens buscam a blefaroplastia para reduzir o excesso de pele e rugas na área dos olhos. Esse procedimento tem o objetivo técnico de fornecer uma aparência mais jovem e revitalizada, eliminando sinais de fadiga e contribuindo para uma expressão facial mais jovem”, ressalta.

Essa transformação no cenário da cirurgia plástica masculina não apenas redefine padrões de beleza, mas também destaca um movimento em direção a uma abordagem mais aberta e inclusiva em relação ao cuidado estético, “Estamos testemunhando um momento em que os homens se sentem à vontade para investir em sua aparência, reconhecendo que a cirurgia plástica pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a autoestima e o bem-estar”, finaliza.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.