Comer frutos do mar é saudável?

Fonte: CENÁRIOMT

Comer frutos do mar é saudável?
Comer frutos do mar é saudável? FOTO:PIXABAY

Comer frutos do mar pode ser uma opção muito saudável, apesar de algumas espécies terem lhe dado má fama. Depende dos frutos do mar. 

Não é o mesmo levar camarão como amêijoas. Agora outra sombra é adicionada. O aparecimento de poluentes no mar que podem causar intoxicação alimentar.

O marisco é um alimento muito completo que nos fornece, sobretudo, ómega 3, ácidos gordos com um importante efeito protetor na saúde cardiovascular . Além disso, os frutos do mar fornecem proteínas, vitaminas e minerais .

No entanto, ganhou fama de ser um alimento que não pode ser consumido regularmente e sobre o qual agora pairam mais dúvidas.

[Continua depois da Publicidade]

OS BENEFÍCIOS DOS FRUTOS DO MAR

Como o marisco é um alimento muito nutritivo , não tem de ser prejudicial se o consumirmos com moderação. Uma vez por semana nos ajudará com os benefícios nutricionais que contém.

  • Zinco : é rico neste mineral essencial que fortalece nossas defesas e ossos. A ostra é, de longe, a que fornece mais zinco.
  • Ômega 3 : contém altos níveis deste ácido graxo e existem inúmeros estudos que apontam seus benefícios, com seu poder anti-inflamatório e sua capacidade protetora cardiovascular . Ele bloqueia o colesterol ruim em favor do colesterol bom, a ponto de prolongar a vida em cinco anos em média.
  • Iodo : fornece grande quantidade deste nutriente com efeito antioxidante, essencial para o bom funcionamento da tireoide e para a prevenção de infecções.
  • Cálcio, fósforo e magnésio . Eles ajudam a mineralização dos ossos .
  • Ferro : este mineral faz parte dos glóbulos vermelhos, que são as células encarregadas de transportar o oxigênio no sangue. Nutre o corpo e o cérebro. Sua falta causa anemia . Uma porção de seis amêijoas já fornece a quantidade diária necessária.

POR QUE O MARISCO PODE SER PREJUDICIAL?

Os frutos do mar estão associados a espécies que devem ser consumidas com moderação, como camarão e lagosta , porque podem ser prejudiciais se você tiver altos níveis de ácido úrico ou colesterol . Outros, como amêijoas, menos. Mas agora um dano ambiental é adicionado.

Algumas bactérias que aderem a microplásticos no Mediterrâneo e são engolidas por mariscos são tóxicas

As microfibras são resíduos da poluição do mar por plásticos, têxteis e restos de equipamentos de pesca , como redes e fios. Toda essa atividade humana tornou nossos mares muito poluídos . Pela parte que nos afeta, principalmente o Mediterrâneo.

Agora, um estudo que analisou esses microplásticos também revelou que uma média de mais de 2.600 bactérias vivem em cada fibra que polui o Mediterrâneo . Microplásticos colonizados por bactérias são confundidos com alimentos e consumidos por animais marinhos.

Além de ser prejudicial ao animal, o problema é que espécies tóxicas para o homem já foram encontradas entre as bactérias. Especificamente, Vibrio , uma bactéria que pode causar diarreia e até cólera .

É SEGURO COMER MARISCO?

“ Estas microfibras podem causar problemas de saúde a estes animais e às pessoas que as comem ”, admite o professor Joaquim Rovira Solano, investigador do Centro de Tecnologia Ambiental Alimentar e Toxicológica , à agência SMC.

estudo foi realizado por pesquisadores do laboratório de oceanografia da Universidade de Sorbonne (França). Ele ressalta que existem até 196 tipos diferentes de bactérias e algumas perigosas. No entanto, há aspectos que não estão claros. “ Seriam necessárias mais pesquisas, como a viabilidade desses microrganismos: se estão vivos, se são capazes de se reproduzir e, consequentemente, se são potencialmente nocivos ”, acrescenta o professor Rovira.

Portanto, antes de desaconselhar o consumo, seria necessário esclarecer esses pontos. Nem o marisco selvagem é o mesmo que o cultivado .

No entanto, estamos caminhando em uma direção que é “ preocupante para a saúde pública. Ainda mais se esses microrganismos incorporarem genes de resistência a antibióticos , como outros estudos já apontaram ”, acrescenta o especialista.

O MARISCO MAIS SAUDÁVEL

Os mariscos são divididos em três grupos , que nos fornecerão diferentes nutrientes:

[Continua depois da Publicidade]
  • Crustáceos : este grupo inclui caranguejos, camarões, lagostins ou camarões.
  • Moluscos : são mariscos, incluindo amêijoas, mexilhões e ostras.
  • Polvos : grupo que inclui o polvo e a lula.

São os moluscos que possuem os nutrientes mais benéficos e a menor quantidade de colesterol em comparação com os crustáceos. A amêijoa é a que menos contribui com o colesterol , seguida da ostra.

Se tiver que escolher um crustáceo, o caranguejo-do-mar é o que tem menos colesterol e mais ômega 3. O camarão, apesar de sua popularidade, é o que apresenta maior colesterol.

A lagosta é uma boa opção se você está preocupado com o peso, pois é a que fornece menos calorias . Mas não se esqueça que ela tem muito colesterol e é rica em sódio , que aumenta a pressão arterial.

Entre os polvos, o polvo tem menos colesterol e a lula mais. O choco estaria entre um e outro.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).