A solidão pode prejudicar a saúde

Fonte: CENÁRIOMT

girl gf4ffd4b5e 1920

A solidão é um sentimento muito mais completo do que o simples fato de estar sozinho ou sem companhia . É uma experiência subjetiva que pode se manifestar de formas muito diversas e que, segundo especialistas, tem sido recentemente exacerbada pelas novas tecnologias que, paradoxalmente, “em vez de nos aproximar de outras pessoas, nos distanciam mais”.

Para quem as mudanças na forma de nos comunicarmos juntamente com outros fatores de estresse (como perda de emprego, ausência de um ente querido, mudança de residência …) pode levar a que todas as pessoas sofram de solidão temporária em algum momento de suas vidas .

É aquela que sentimos por curtos períodos de tempo , semanas ou mesmo alguns meses e está associada a mudanças importantes ou repentinas em nossas vidas e que também podem ter efeitos nocivos à saúde. Algo que pode ser evitado se as medidas forem tomadas a tempo.

A pessoa que sofre de solidão temporária costuma expressar seu desconforto com clareza . Gostaria de fazer mais atividades do que está fazendo, mas não se atreve a fazê-lo sem companhia, anseia conversar ou participar de situações sociais, lembra com saudades de outros momentos do passado onde isso ocorreu, eles têm a sensação de perder tempo livre em ocupações rotineiras, geralmente se sentem pior nos finais de semana por serem considerados mais brincalhões.

[Continua depois da Publicidade]

Às vezes, eles até realizam tarefas pouco gratificantes na esperança de encontrar amigos ou um parceiro, diz o especialista. Normalmente, está associada a áreas específicas da vida de uma pessoa e depende apenas da capacidade de reação ou adaptação de cada pessoa que se torna crônica.

Consequências da solidão para a saúde

Guerra ressalta que, no nível psicológico, a solidão pode afetar a autoestima , gerando um grande sentimento de fracasso e profecias autorrealizáveis ​​(do tipo que nunca vou encontrar ninguém). Encontramos pessoas que tendem a se abandonar nos cuidados pessoais, com repercussões no autoconceito. Além disso, a busca por relacionamentos mais pessoais pode gerar estresse, ansiedade ou depressão.

Mas as suas consequências a nível físico também são muito significativas, uma vez que numerosos estudos relacionam a solidão a um aumento da deterioração cognitiva, falta de concentração e atenção, pior desempenho da memória e distração frequente, reduzindo o desempenho intelectual e aumentando o risco de sofrer de demência Da mesma forma, também pode levar consigo certas patologias como hipertensão, obesidade e transtorno da compulsão alimentar periódica, somatizações (dores de cabeça, problemas de pele, contraturas…) .

Como lidar com os sintomas

O importante diante dos primeiros sinais de solidão é analisar por que essa situação está ocorrendo e desde quando ela vem ocorrendo. Há muitas pessoas que, quando se encontram em tal situação, embarcam em atividades de forma frenética, sem ter valorizado nem os motivos nem o que realmente querem ou procuram, algo contraproducente, pois pode nos trazer mais problemas do que benefícios.

O mais aconselhável para ela é escolher ações que possam nos trazer benefícios a curto e médio prazo para evitar cair em um círculo de solidão. Por exemplo, retomar antigos hobbies, inscrever-se em aulas de ioga ou qualquer atividade que nos motive . Isso nos permite interagir com outras pessoas que compartilham os mesmos interesses que nós, aspecto que pode facilitar inicialmente essas conexões pessoais. Trata-se de inovar e sair da nossa zona de conforto, em busca de novas aventuras, novos conhecimentos, novas pessoas….

No entanto, embora estas sejam algumas dicas gerais, é melhor ir a um profissional de psicologia o mais rápido possível para nos ajudar a encontrar saídas para a solidão, adaptando-se a cada caso específico e particular. 

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).